Se encuentra usted aquí

Senai vai reforçar a tecnologia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial pretende reforçar a rede dos centros tecnológicos em 2011. "Nosso foco será aperfeiçoar a busca pela tecnologia tendo a inovação como meta", afirma o diretor regional da entidade, José Zortéa. "Além disso, continuaremos atendendo as demandas da indústria do Rio Grande do Sul na capacitação profissional", explicou. O objetivo para o próximo ano é alcançar 110 mil matrículas, 14 mil atendimentos em serviços técnicos e tecnológicos e 122 mil horas técnicas.

Em 2010, foram 130 mil matrículas. Os destaques da área de Educação Profissional foram as formaturas das primeiras turmas dos cursos de Automação Industrial e de Sistemas de Telecomunicações da Faculdade Senai de Tecnologia, e o lançamento da coleção de livros para Educação a Distância. O Senai-RS alcançou 61,01% de gratuidade nos cursos. Também foram firmados 48 acordos de cooperação firmados com 32 países e um organismo internacional, e 16 projetos internacionais que ainda estão em desenvolvimento. Os programas especiais de ações inclusivas contaram com 926 matrículas no Novos Horizontes, 555 matrículas em Pessoas com Necessidades Especiais, 980 soldados capacitados no Soldado Cidadão, entre outros.

A participação dos alunos do Senai gaúcho na Olimpíada do Conhecimento 2010, realizada no Rio de Janeiro, atingiu 10 medalhas (três de ouro, três de prata e quatro de bronze) e 14 certificados de Excelência. Com o resultado, o Estado ficou na terceira colocação no quadro de medalhas. Também se destacou na Mostra Inova Senai − ocorrida paralelamente à Olimpíada do Conhecimento e que obteve 1º lugar na categoria aluno − processo inovador, com o projeto Reuso de Óleo: Uma alternativa ecologicamente correta (CT Couro), 3º lugar na categoria docente −produto inovador no projeto Unidade para tecer PET Reciclado (CEP Sena Thomaz Albornoz) e o 3º lugar na categoria aluno − produto inovador no Carro de Compras eletrônico Autokon (EEP Senai Carlos Tannhauser). O Senai-RS também foi premiado na Feira Estadual de Educação Profissional (Fecitep) na categoria destaque para o Coletor Ambiental do Cetemp e o Bebedouro Inovador Automático da EEP Senai Porto Alegre. Os dois projetos também foram destacados na Mostratec.

Serviços Técnicos e Tecnológicos

Em 2010 foram feitos 13,2 mil atendimentos em serviços técnicos e tecnológicos e 110 mil horas técnicas. O Centro Tecnológico do Couro Senai, em Estância Velha, inaugurou a Central Analítica de Laboratórios e o Laboratório de Pesquisa, enquanto o Centro de Educação Profisssional AJ Renner teve aberto o seu Laboratório de Transmissão de Potência, em Canoas. Ainda foram inaugurados o Labortório 3D − Área de Petróleo e Gás da Escola de Educação Profissional Senai Nilo Bettanin, em Esteio, do Pavilhão de Marcenaria da Agência Senai de Santiago, e do Centro de Exames para Certificação de Soldador de Tubos e Conexões de Polietileno do CEP Senai Cypriano Micheletto, de Canoas, além de uma Escola Móvel de Mecânica de Refrigeração. Para 2011 serão ampliadas as instalações do Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo) de São Leopoldo, e o Centro de Educação Profissional de Lajeado. Como perspectivas, serão incrementadas ações de transferência de tecnologia à indústria, através de projetos de inovação tecnológica, desdobramento e processos da Diretriz Nacional de Propriedade Industrial e a ampliação do portifólio de serviços em design.

Qualidade 2010

Além da manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, o Senai-RS obteve quatro medalhas de bronze e um troféu bronze no Prêmio Qualidade RS.

Rede de Atendimento

O Senai-RS conta com126 pontos de atendimento sendo nove Centros Tecnológicos, uma faculdade, oito escolas de Educação Profissional, 23 Agências de Educação Profissional, 26 extensões, duas escolas semi-permanentes, 21 centros de Educação Profissional e 36 escolas móveis e nove centros tecnológicos.

Tags: