Se encuentra usted aquí

Esporte e Cidadania

Os mais rápidos do País vêm do Paraná e de Santa Catarina

Os trabalhadores e atletas mais rápidos da indústria brasileira vêm do Paraná e de Santa Catarina. Sãos os vencedores dos 100m rasos, respectivamente Edinaldo dos Santos, no masculino. e Eliane Martins, no feminino. Ambos receberam suas medalhas de ouro na manhã gelada da Serra gaúcha, após as provas realizadas na pista atlética do Sesi, de Caxias do Sul.

Edinaldo, montador da Volkswagen, no Paraná, correu os 100m em 11seg05 e se sagrou tricampeão dos Jogos Nacionais do Sesi, já que ganhara as edições de Uberlância (MG), em 2006; e Manaus (AM), em 2008.

Na edição gaúcha, neste 2010, o trabalhador − e também estudante de Educação Física - admitiu que teve dificuldades para superar os adversários, "porque eu não pude treinar e me preparar da forma que desejaria e seria o ideal". Sua melhor marca nos 100m, contou, é 10seg37, bem superior aos 11seg05 conseguidos nesta sexta-feira.

Já a mais rápida no feminino, Eliane Martins, também não conseguiu repetir seu melhor tempo. Ela, que já fez 12seg01 em 2006, nesta sexta-feira ficou nos 12seg67, o que ainda assim foi suficiente para garantir a medalha de ouro. Depois da prova ela explicou as razões das dificuldades encontradas: "A pista molhada não chegou a atrapalhar tanto, o pior foi o frio e essa chuvinha gelada".

Eliane, que tem 23 anos e trabalha no controle de processos da Tupy, de Joinville (SC), reclamava do frio, ao mesmo tempo em que uma outra atleta,Angélica de Souza, da Usiminas (MG), recebia atendimento médico devido a um desmaio consequente de hipotermia.