Você está aqui

O início do diálogo entre a FIERGS e o governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, contou com a presença de 36 industriais, entre vice-presidentes e coordenadores de Conselhos Temáticos, nesta segunda-feira (1º/12), em reunião-almoço na sede da entidade. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ressaltou que neste primeiro encontro não seriam feitas reivindicações e os pedidos, substituídos pela vontade de colaborar. Neste sentido, entregou um documento para análise dos técnicos do governo contendo uma avaliação setorial nas diferentes áreas de atuação.
    
Müller apresentou uma radiografia da indústria gaúcha, que ocupa hoje a terceira posição no País, com 8,4% do PIB setorial, empregando 9% dos trabalhadores. Ao lembrar que a produção industrial se encontra no patamar de 2004, sem alcançar o nível desejado do crescimento, com queda de 4,5% neste ano, o presidente da FIERGS apontou como contraponto a esta realidade, o convencimento do papel estratégico do setor industrial no centro da retomada do crescimento, ou seja, um forte processo de reindustrialização que levarão ao caminho do desenvolvimento sustentado.
 
Sartori mostrou-se aberto ao diálogo reafirmando que está analisando o quadro do Estado. Afirmou conhecer as dificuldades de infraestrutura que travam o crescimento do Rio Grande do Sul e declarou não ter preconceito com parcerias público-privadas para esta e outras áreas problemáticas. Também citou os consórcios regionais como uma das alternativas para resolver estas questões crônicas dos gaúchos.
 
No final do encontro, Sartori disse que ficou satisfeito com o desejo de colaboração externado pelos industriais. Reafirmou estar aberto ao diálogo e à negociação e convidou os empresários para uma caminhada conjunta onde o governo, no mínimo, não atrapalhe o trabalho da iniciativa privada.
 
Foto: Dudu Leal 

 

Publicado segunda-feira, 1 de Dezembro de 2014 - 16h16