Você está aqui

Senai-RS inaugura nova escola em Erechim

Nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, Erechim passou a contar com uma nova escola do Senai. O Centro de Educação Profissional Senai José Oscar Salazar, localizado na rua Carlos Demoliner, número 420, terá capacidade para até 3 mil alunos em diversas áreas, conforme a demanda da indústria local. A unidade tem equipamentos modernos e toda a acessibilidade para receber pessoas com deficiência. "O desenvolvimento desta terra se deve à crença no trabalho, apoiada na união entre poder público e iniciativa privada. A nova escola ampliará as ofertas de qualificação profissional, acompanhando a evolução tecnológica das indústrias da região", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, na solenidade. Conforme o prefeito do município, Paulo Alfredo Toles, é a força empresarial que faz a história de Erechim.

São sete salas de aula com capacidade para 30 alunos cada, auditório para 280 pessoas, sala de reuniões e 14 laboratórios (automação, informática, controle dimensional, soldagem, fresagem, usinagem convencional, tornearia, ajustagem, eletricidade automotiva, afiação, usinagem CNC, preparação e manutenção). "A nova unidade mostra o esforço da comunidade que envolve o sistema FIERGS e a municipalidade", reforçou o presidente do Conselho Consultivo do Senai de Erechim, Mario Cavaletti.

Além de cursos de aprendizagem, qualificação, iniciação e aperfeiçoamento nas áreas Metal-mecânica, Soldagem, Automotiva, Alimentos, Automação, Tecnologia da Informação, Madeira e Mobiliário, Línguas e Libra, Meio Ambiente, Energia, Segurança do Trabalho e in company, o Senai Erechim ainda oferece Assessoria Técnica e Tecnológica e Serviços Técnicos Operacionais em todas as áreas para as indústrias da região.

Com 38 anos de atividades, o Senai de Erechim já formou mais de 35 mil trabalhadores. A escola atende aos municípios de Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barracão, Barra do Rio Azul, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Carlos Gomes, Campinas do Sul, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Faxilnazinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São João da Urtiga, São José do Ouro, Santo Expedito do Sul, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Tupanci do Sul e Viadutos. Em 2013, foram 3.260 matrículas e a previsão para este ano são 5 mil matrículas.

Encontro empresarial − Após a inauguração da escola, o presidente da FIERGS participou de uma reunião-almoço na Associação Comercial Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), presidida por Claudionor Mores. Na ocasião, além de anunciar os novos investimentos no Centro de Atividades do Sesi e a construção do Centro Esportivo do Sesi de Erechim, Heitor José Müller falou aos empresários da extensa pauta desenvolvida pela FIERGS, desde questões regionais até a inserção internacional da indústria gaúcha, passando por questões nacionais, como a alta carga tributária, a pesada burocracia, rigidez das leis trabalhistas, necessidade de classificação das leis, infraestrutura e energia. "São pontos coincidentes com as preocupações de vocês, mas o que precisamos pontuar é a necessidade de união em torno da bandeira urgente da reindustrialização do Estado e do País", salientou.

O presidente da FIERGS também visitou a Peccin S.A Indústria de Balas e Chocolates e foi recebido pelo diretor-presidente do empreendimento, Dirceu Gilmar Pezzin. A empresa, fundada há 56 anos, exporta 20% da sua produção para 57 países, principalmente para América do Norte, Europa e Ásia.

Publicado sexta-feira, 25 de Abril de 2014 - 0h00