Você está aqui

Presidente da FIERGS se reúne com empresários em Marau e Passo Fundo

"Todos acompanhamos o rebaixamento da nota do Brasil por uma agência classificadora de risco. É o sinal de advertência para que o País adote medidas consistentes para sua reindustrialização, que é a única saída para o desenvolvimento realmente sustentado, disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante palestra a empresários em Marau, na quinta-feira. "Desde 2007 a produção industrial não cresce. Estamos em uma perigosa estagnação. Precisamos reindustrializar o que significa também interiorizar o desenvolvimento", lembrou. "Nossa bandeira em 2014 é essa. Não interessa concentrarmos fábricas, ativarmos bolsões de riqueza, se não harmonizarmos o desenvolvimento com as demais áreas e regiões", sustentou. Müller esteve na Associação Comercial e Industrial de Marau (ACIM) e fez palestra em reunião-almoço, recebido pelo vice-presidente do CIERGS Antônio Roso e pelo presidente da ACIM, Diógenes Scorsatto.

Müller lembrou que a participação de produtos industrializados na pauta das exportações nacionais vem caindo. Se em 2000 representava 59% das vendas externas, em 2012 registrou apenas 37%. "Precisamos reverter essa tendência e decidir se queremos ser apenas um camelódromo ou uma nação desenvolvida como a Coreia do Sul", completou. O vice-presidente do CIERGS Antônio Roso destacou o trabalho realizado pelo Sistema FIERGS na região e a sua representatividade.

A comitiva da FIERGS, acompanhada também pelo vice-presidente regional do CIERGS Jairo Zandoná e outros empresários, visitou o Senai da cidade, onde, após pedidos das lideranças, o presidente Müller anunciou que o espaço será ampliado para poder capacitar mais alunos. O grupo foi ainda ao Sesi, onde assistiu a apresentação da Orquestra Sesi Metasa, composta 80% por filhos de trabalhadores da indústria e 20% pela comunidade. Com quatro anos, a orquestra já se apresenta em todo o Estado. Também em Marau o grupo visitou a indústria Plastimarau.

As bandeiras do Sistema FIERGS foram apresentadas também em Passo Fundo, onde a comitiva visitou o Senai e o Sesi. O presidente da FIERGS anunciou que o início da obra da nova escola deve ocorrer em até dois meses. O espaço terá capacidade para 3 mil alunos. À noite, Müller fez palestra na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo, onde foi recebido pelo presidente Marco Silva. Müller falou sobre a participação das indústrias no desenvolvimento econômico e social do País e apontou os gargalos enfrentados pelo setor.

Publicado quinta-feira, 24 de Abril de 2014 - 0h00