Noruega busca aproximação com RS nas áreas de petróleo, gás e energia

Ampliar as oportunidades de negócios para as indústrias gaúchas no setor de petróleo e gás foi o objetivo do workshop "FIERGS P&G: Plano de Ação 2014 e Competências e Oportunidades de Negócios na Noruega", realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, nessa terça-feira (21).

A responsável pela Agência de Promoção do Governo da Noruega (Innovation Norway), cônsul comercial Helle Moen, salientou que, depois da União Europeia e Estados Unidos, o Brasil é o país onde são feitos os maiores investimentos. "Mais de 100 empresas norueguesas estão estabelecidas aqui e os nossos navios fazem 1.500 atracações por ano em portos brasileiros. Um quarto das embarcações offshore que operam em águas brasileiras são de propriedade norueguesa", exemplificou.

As novas e grandes descobertas de petróleo na plataforma continental brasileira e uma posição de liderança no desenvolvimento e no uso de fontes renováveis de energia, segundo a cônsul, tornam o País ainda mais estratégico para a Noruega. "Ambos são potências energéticas e compartilham desafios de ordem ambiental e climática, buscando o crescimento econômico e a sustentabilidade. Queremos ampliar a nossa atual parceria, principalmente em pesquisa e inovação", enfatizou Helle Moen.

De acordo com o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, Marcus Coester, a ideia é que os fabricantes de equipamentos desse segmento não fiquem restritos apenas às demandas provenientes da produção de plataformas no Estado. "Há muitas outras possibilidades de estaleiros no Brasil e no exterior, além de novos segmentos de petróleo e gás", afirmou.

As ações realizadas pela FIERGS, destacou Marcus Coester, na área de inovação, qualificação e desenvolvimento de tecnologias, são, entre elas, a criação do Instituto Senai de Tecnologia Petróleo, Gás e Energia, o APL Rio Grande e Entorno Programa de Identificação de Competências em Processos de Fabricação, o projeto Piloto de Desenvolvimento de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval do Rio Grande do Sul e o de Sistemas Regionais de Inovação. O workshop contou também com a apresentação do responsável pela cadeia de suprimentos da Aker Solution no Brasil, Rogério Braga, que relatou a experiência da empresa com a Noruega, além de detalhar as exigências do mercado externo para quem busca negócios.

Publicado quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 - 0h00