Integração foi a vencedora da Olimpíada Estadual do Sesi

Santa Cruz do Sul sediou de sexta-feira a domingo a XXVIII Olimpíada Estadual do Sesi. E a grande vencedora foi a integração entre os 1.200 atletas de 121 empresas de todo o Rio Grande do Sul. O Centro Esportivo do Sesi mostrou-se um cenário para a confraternização, cooperação, respeito, liderança, superação e saúde, os valores do esporte que aparecem em todas as modalidades.

Jandre Calheiro trabalha há 12 anos na AGCO de Canoas, na área de logística, e joga vôlei sempre que pode. Como participa dos jogos e já virou referência na empresa, foi chamado este ano para ser também o treinador do time feminino de vôlei de praia. "Conheço muita gente nos jogos e acho que a integração é a principal mensagem", explica.

O operador de enchimento da White Martins, Joanir Antunes dos Santos, joga futebol desde criança. Pela segunda vez participa da Olimpíada Estadual do Sesi e diz que a principal vantagem de praticar um esporte é a saúde. "Mas a integração com outras empresas e também com os colegas também é muito importante", comenta ele, que jogou Futsal Sênior.

Este ano, pela primeira vez foi realizado o basquete de cadeirantes, como modalidade da Olimpíada. Três associações participaram, com vários trabalhadores da indústria. Um deles é Evair Ramos, de 25 anos, jogador da Seleção Brasileira de Basquete de Cadeirantes, e trabalhador da Suspensys, de Caxias do Sul. Um erro médico, o fez ter uma atrofia nas duas pernas. Evair ficou três anos em coma, dos cinco aos oito anos, e quando acordou não reconhecia ninguém. "O basquete para mim é tudo. Me deu oportunidades que eu não teria, me deu um rumo", conta ele, que participou do evento pelo Centro Integrado dos Portadores de Deficiência Física de Caxias do Sul (Cidef).

Mais do que a vitória, a Olimpíada Estadual do Sesi busca transmitir os valores do esporte não só aos participantes, mas também para as empresas que são representadas. Durante o ano, os Jogos do Sesi são realizados nos municípios e região, classificando para a Olimpíada. Esta dá direito aos vencedores participarem do Sulbrasileiro, que será realizado em Caxias do Sul, de 29 de novembro a 1° de dezembro.

Representarão o Rio Grande do Sul em Caxias do Sul as seguintes empresas:

Philip Morris, Santa Cruz do Sul (Basquete), Mercobor/Biehl Metalúrgica, São Leopoldo (Bocha), Calçados Júlia Carolina, de Igrejinha (Bolão Feminino), Bigfer, de Farroupilha (Bolão Masculino), Móveis Masotti, de Gramado (Dominó em Duplas), Tramontina Farroupilha, de Farroupilha (Futebol), Pampeano Alimentos,de Hulha Negra (Futebol Sete Livre), Triel-HT, de Erechim (Futebol Sete Master, tênis de mesa feminino), Voges (Futsal Feminino), Bortolini, de Garibaldi (Futsal Livre Masculino), Akeo, de Bento Gonçalves (Vôlei de praia trio feminino), Trombini, de Farroupilha (Vôlei de praia masculino), Conpasul, de Estrela (Voleibol feminino), Marcopolo, de Caxias do Sul (Voleibol masculino e Tênis Masculino 35+), Krafoam Embalagens, de Eldorado do Sul (Tênis de Mesa Masculino), Elite Matrizes, de Caxias do Sul (Tênis feminino 16+), Randon Implementos, de Caxias do Sul (Tênis feminino 35+), Masterplus, de Garibaldi (Tênis feminino 45+), Máquinas Tecnomaq, de Farroupilha (Tênis Masculino 16+), Wiretec, de Caxias do Sul (Tênis Masculino 45+) e a Intral, de Caxias do Sul (Xadrez).

Publicado segunda-feira, 4 de Novembro de 2013 - 0h00