Gaúcho conquista ouro em salto em altura

A manhã de sexta-feira foi de conquistas para os trabalhadores atletas gaúchos. Uma medalha de ouro (salto em altura), três de prata (800m masculino, 400 m feminino e 100m masculino) e um bronze (100m feminino) foram o saldo do primeiro dia de atletismo. Eduardo Vieira, da Randon Implementos, conquistou a primeira colocação e agora é tricampeão brasileiro em salto em altura. Aos 31 anos e com 12 anos de empresa, o analista de manutenção conta que começou a praticar esporte devido ao incentivo da empresa. "Fui morar em Caxias e ainda não tinha muito o que fazer. Resolvi começar a praticar esportes e gostei", explica. Vieira, que também já conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze em brasileiros, diz que o esporte é bom pra tudo. "Ajuda a equilibrar a cabeça, inclusive para o trabalho", argumenta. "Além disso, aprendemos a ter espírito de equipe e superar limites. Isto ajuda em qualquer situação", diz o campeão.

Além de Eduardo, Roseli Martins, da Marcopolo, ficou em segundo lugar nos 400 metros feminino, categoria 30+. Trabalhando na empresa há quatro anos, Roseli também iniciou no esporte por incentivo da empresa onde trabalhava há 15 anos. E explica que desde lá entrou para o atletismo e sente muitas mudanças na sua vida. "Hoje cuido alimentação, tenho muita disposição e durmo bem", diz ela. Também ficaram em segundo lugar o vendedor da Tedesco, Vanderlei Rodrigues, nos 100 metros, na categoria 30+, e o operador de máquinas da Voges, Moisés Machado Jr., nos 800 metros, categoria 30+.

O esporte como promoção da qualidade de vida foi o lema da abertura dos Jogos Nacionais do Sesi 2013 na noite desta quinta-feira (15), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro. O diretor superintendente do Sesi nacional, Rafael Lucchese, afirmou que o esporte promove a saúde e melhora o ambiente do trabalho. "Isso contribui para aumentar a competitividade da indústria brasileira", disse.

A superintendente do SESI no Rio, Maria Lúcia Telles, destacou que os Jogos Nacionais são resultado dos investimentos das empresas no esporte, lembrando que para chegar aos 1.200 participantes, estes trabalhadores atletas passaram por etapas que tiveram 2 milhões de participantes em todo o Brasil.

A cerimônia contou também com uma palavra de incentivo dos paraninfos dos Jogos deste ano, a medalhista olímpica de vôlei de praiaAdriana Behar e o velocista cego Lucas Prado. A parte artística da cerimônia teve a apresentação do Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo, ONG que atua com 120 crianças do Rio de Janeiro, e do grupo Silvana Gym. Ao todo, 40 pessoas de nove a 30 anos realizaram um espetáculo empolgante de dança com muitas acrobacias, trajes especiais e referências à cultura brasileira. Os jogos Em seguida, a bateria do Salgueiro animou a plateia e, para finalizar, um show com a cantora Vica Barcelos.

Os Jogos Nacionais do SESI prosseguem até domingo. A competição, que reúne 1.200 trabalhadores de 250 empresas brasileiras, ocorre em dois lugares no Rio de Janeiro. As partidas de tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei são realizadas na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Lagoa. As provas e jogos das demais modalidades ocorrem no CEFAN .

Publicado sexta-feira, 16 de Agosto de 2013 - 0h00