Rio Grande do Sul tem forte presença na CeBIT 2013

O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro mais fortemente representado nesta edição da CeBIT, em Hannover, na Alemanha. Das 28 empresas integrantes da delegação do Brasil, oito são gaúchas. Segundo o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, que lidera uma comitiva de 37 gaúchos − de um total de 77 brasileiros − ao evento, a forte presença no evento é reflexo do desenvolvimento do setor de tecnologia da informação (TI) no Estado. "Temos aqui na CeBIT empresas como Datacom, do ramo de telefonia; o Ceitec, um centro de tecnologia avançado para o desenvolvimento e produção de chips, e os parques tecnológicos da UFRGS e Tecnosinos, que demonstram como estamos investindo nesse setor", exemplifica.

Além das empresas citadas por Müller, também representam o Rio Grande do Sul na feira, que é considerada a maior da área de tecnologia da informação e comunicação do mundo: Diponto, Kieling & Dittrich, Learn4Fun e SBPA Simuladores de Voo. Entre as expositoras gaúchas estão desde empresas estreantes, como a jovem Learn4Fun, até empresas já consolidadas no mercado nacional, como a Datacom, que produz equipamentos de telecomunicação de alta velocidade para a maioria das operadoras de telefonia do País.

Subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Ceitec foi criada há quatro anos. Em seu parque industrial, na capital gaúcha, desenvolve e produz chips de identificação com tecnologia RFID (do inglês radio-frequency-identification) para setores que vão desde a pecuária (com rastreadores de baixa frequência, o chamado "chip do boi") até o industrial, farmacêutico e de transporte (alta e altíssima frequência). O gerente de Comunicação e Marketing da empresa, Stefan Ligocki, fala otimista sobre a participação na CeBIT deste ano. "A Ceitec ainda é muito jovem e nossa estratégia aqui é institucional. Queremos mostrar que o Brasil tem esta tecnologia e que também pode oferecer soluções flexíveis", explica.

Segundo Ligocki, o diferencial da Ceitec é atuar tanto no desenvolvimento, como na fabricação dos chips, que podem ser adquiridos de forma independente ou comprados em forma de solução combinada.

Este ano o Tecnosinos está presente na CeBIT pela quinta vez. O parque tecnológico da Unisinos abriga 75 empresas, entre elas 30 incubadas (como SBPA e Learn4Fun), até gigantes do setor de tecnologia, como SAP, que emprega 500 profissionais e pretende duplicar a força de trabalho até junho de 2013. A Rede de Incubadoras Tecnológicas (Reintec), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é outro centro de empreendimentos presente no evento e que dá apoio a empresas de TI no Rio Grande do Sul.

A coordenação da missão à CeBIT deste ano é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e articulação da FIERGS, por meio do CIN-RS. A parceria é do programa AL-Invest IV, Sebrae-RS e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2013 - 0h00