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Projeto Fórmula Indy é apresentado a empresas gaúchas

Em 2012, o projeto Fórmula Indy, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), gerou US$ 1,13 bilhão em vendas para empresas brasileiras participantes da iniciativa. Os resultados da ação, juntamente com as perspectivas para 2013, foram apresentados, nesta terça-feira (4), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, durante o evento "Empresas globais, negócios inovadores", promovido pela Apex-Brasil, que mantém um posto de atendimento na sede da FIERGS.

Segundo o coordenador da Unidade de Projetos Especiais da Apex-Brasil, Maurício Manfrê, 163 companhias brasileiras e 345 estrangeiras integraram o projeto, que consiste em reunir empresários para acompanhar algumas etapas do calendário de competição da Fórmula Indy. Nos locais das provas, a Apex-Brasil monta um estande, onde são expostos produtos brasileiros e ocorrem encontros entre exportadores brasileiros com investidores de outros países. "O ambiente propicia negócios e ações de relacionamento", enfatiza Manfrê, lembrando que os carros da categoria já são abastecidos com etanol brasileiro.

Para comprovar o sucesso da ação, o coordenador revela que, no primeiro ano do projeto, lançado em 2009, o resultado foi de US$ 340 milhões em negócios. Depois, gerou US$ 589 milhões, em 2010; e US$ 897 milhões, em 2011.

No evento também ocorreu a palestra Marketing de Relacionamento, com Alexandre Vianna, coordenador e professor em Estratégia e Marketing da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas; e foram apresentados os exemplos de quatro empresas brasileiras que estão no projeto Fórmula Indy: Novus, Bia Brazil, Borrachas Vipal e Chocolates Garoto.

Publicado Terça-feira, 4 de Dezembro de 2012 - 0h00