Senai-RS assina acordo de cooperação com Universidades

O Senai-RS assinou acordo de cooperação nesta quarta-feira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) para o desenvolvimento de projetos de parceria para promoção de pesquisa, ensino e extensão no Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. "Se antigamente nossas escolas técnicas formavam ‘mão de obra‘, hoje essa denominação esgotou seu prazo de validade", disse o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller. "É imprescindível ter presente a nova revolução industrial que estamos vivendo, caracterizada pela sociedade do conhecimento. Cada vez mais vamos substituir a formação de ‘mão de obra‘ pelo investimento em ‘inteligência inovadora‘. Precisamos de mão, mas muito mais de cérebros", destacou.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi, ressaltou que a expertise técnica e tecnológica da universidade está à disposição da sociedade. "Não devemos duplicar estruturas e sim otimizar. Estas iniciativa deve aumentar o diálogo das empresas com as universidades, tornando ações mais efetivas, eficientes e produtivas", salientou. Marcelo Fernandes Aquino, reitor da Unisinos, lembrou que o acordo busca aumentar a sinergia por meio da tecnologia. "Esta aproximação com a indústria e a FIERGS vem acontecendo já há alguns anos e agora damos mais um passo importante", lembrou. O pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ário Zimmermann, afirmou que a parceria será uma grande honra para a universidade. "Assim como a economia se globalizou, também a universidade está se abrindo e ampliando os intercâmbios".

O Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira tem como meta a implantação de 53 Centros de Formação Profissional, 38 Institutos Senai de Tecnologia, 23 Institutos Senai de Inovação, 81 unidades móveis, bem como a modernização de diversas unidades operacionais em todo o Brasil. Os acordos buscam promover a aproximação da academia com a indústria, tendo o Senai como catalizador, gerando novas tecnologias, inovações, fomentando a proteção do conhecimento e a transferência de tecnologias.

Com foco em pesquisa aplicada, gestão de inovação, ampliação dos serviços técnicos e tecnológicos e desenvolvimento de novas tecnologias, os institutos Senai de Inovação são considerados estratégicos para a competitividade da indústria brasileira. No Rio Grande do Sul, os dois ISI serão Engenharia de Polímeros e de Soluções Integradas em Metalmecânica, ambos em São Leopoldo, e servirão a todo o Brasil. Já os Institutos de Tecnologia terão foco em setores industriais relevantes para o Estado, com atendimento para as demandas desses setores na prestação de serviços técnicos e tecnológicos. No Estado serão quatro IST: Madeira e Mobiliário em Bento Gonçalves, Couro e Meio Ambiente em Estância Velha, Refrigeração e Alimentos em Porto Alegre e Automação em Caxias do Sul.

No âmbito deste programa, o Senai atenderá as demandas de maior complexidade da indústria, através da atuação em rede entre estes institutos, promovendo a sinergia, a complementariedade de ações e, consequentemente, qualificando o atendimento.

Publicado quarta-feira, 26 de Setembro de 2012 - 0h00