Você está aqui

Indústrias discutem Inovação e Internacionalização

O tema Alianças Estratégicas para Inovação e Internacionalização reúne 49 empresários, diretores e executivos no Hotel Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, desde quinta-feira (26). Uma parceria entre uma das maiores escolas do mundo, a Insead (França) e o Instituto Euvaldo Lodi, integrante do Sistema FIERGS, promoveu durante três dias discussões sobre liderança e construção de alianças globais; estratégia e processos de internacionalização local e global; plataformas de crescimento com base em inovação; implementação de programas de revitalização da competitividade; multinacionais emergentes: o novo poder da América Latina; fusões e aquisições e vantagens competitivas por meio da construção de uma rede global de inovação. O programa é ministrado pela professora do Departamento de Estratégia da Insead, Lourdes Casanova, e pelo professor de Inovação Tecnológica, Yves Doz.

"As multinacionais brasileiras estão se convertendo em valores globais, estão pensando em internacionalizar-se e precisam ter presença mundial. A hora é também de apoiar as pequenas e médias empresas para que possam entrar neste processo porque elas têm muito para oferecer ao mundo e o mundo a aprender com elas", afirmou Lourdes Casanova. Ela destaca ainda a importância de compartilhar conhecimentos. "Os executivos brasileiros são excelentes profissionais e nosso objetivo é discutir as grandes teorias de negócios para ver como elas podem ser aplicadas no Brasil e como o país pode se beneficiar e alcançar uma presença internacional de destaque", avaliou.

A integração e a troca de experiências também foi destacada pelos participantes do evento. "É muito importante a oportunidade de parar para refletir sobre o nosso momento atual e principalmente sobre a visão de futuro, ajustar os planos e buscar ser mais efetivo na nossa visão de crescimento", disse o presidente executivo da Artecola, Eduardo Kunst. A visão é compartilhada pela gerente administrativa da Metalúrgica Copé e Cia, Sofia Heller. "É interessante ver o que está sendo feito no mundo para incentivar a internacionalização, além de conhecer as experiências de outros ramos da indústria", afirmou.

O evento termina neste sábado e dá sequência às parcerias que o IEL realiza anualmente com grandes escolas mundiais de negócios, como Wharton School e Standford Graduate School of Business.

Publicado sexta-feira, 27 de Abril de 2012 - 0h00