Atividade industrial gaúcha começa o ano com queda

A atividade industrial gaúcha iniciou 2011 com desaceleração. O resultado de janeiro apresentou uma queda de 0,5% em relação a dezembro, sem os efeitos sazonais. "Foi o segundo recuo consecutivo e os principais inibidores de uma trajetória mais positiva têm sido a valorização do câmbio, o mercado externo restritivo e os elevados juros", disse o presidente Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao divulgar o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) nesta quinta-feira (3).

Todas as variáveis do IDI-RS tiveram performances modestas no primeiro mês do ano. As quedas foram registradas na Massa Salarial (-1,1%) e nas Horas Trabalhadas na Produção (-0,9%). As demais obtiveram módicos crescimentos: Faturamento (0,2%), Emprego (0,6%), Utilização da Capacidade Instalada (0,8%) e Compras (1,6%).

Dos 17 setores pesquisados, nove começaram o ano com retração. As maiores quedas foram em Móveis (-19,7%), Produtos de Metal (-12,7%), Borracha e Plástico (-7,8%), Produtos Químicos (-4,7%), Couro e Calçados (-3,8%) e Máquinas e Equipamentos (-2,5%). Já as expansões vieram de oito segmentos, entre eles Edição, Impressão e Reprodução de Gravações (7,8%), Produtos de Madeira (6,9%) e Refino de Petróleo (4,3%).

Quando janeiro de 2011 é relacionado com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS atinge uma majoração de 1,4%, a 14ª consecutiva, mas a mais baixa desde 2009. Nesta base de comparação, entre os indicadores, a Massa Salarial foi o destaque positivo (5,5%) e as Compras, o negativo (-5,8%).

A pesquisa do Índice de Desempenho Industrial é realizada pela FIERGS mensalmente, baseada nos indicadores Faturamento, Horas Trabalhadas na Produção, Emprego, Massa Salarial, Compras e Utilização da Capacidade Instalada.

Publicado quinta-feira, 3 de Março de 2011 - 0h00