Mercosul está otimista com comércio entre países do bloco

Encomex 2010, realizado na FIERGS, reúne mais de mil pessoas

O comércio bilateral do Brasil com os países do Mercosul deverá ultrapassar o recorde de 2008, de US$ 36 bilhões, e bater na casa dos US$ 40 bilhões até o final de 2010. A previsão otimista é do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ivan Ramalho, que abriu, na manhã desta terça-feira (31), em Porto Alegre, a segunda edição do Encomex Mercosul. Conforme o secretário, o principal motivo dessa perspectiva tão positiva é o fato de o primeiro semestre de 2010 ter apresentado crescimento de mais de 40% sobre as exportações do ano passado, muito prejudicadas pela crise econômica. "Tudo indica que o segundo semestre terá o mesmo desempenho ou maior", insistiu Ramalho.

O vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, embaixador Roberto Conde, o secretário de Indústria, Comércio e Pequenas e Médias Empresas do Ministério da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi, e o coordenador nacional do Paraguai do Grupo de Integração Produtiva do Mercosul, ministro Juan Livieres, demostraram em seus pronunciamentos que estão trabalhando para o desenvolvimento do bloco econômico no sentido de efetivar também a integração de cadeias produtivas. "Se for possível a integração de produção, o bloco todo ganha competitividade para suas relações comerciais com outras regiões importantes, como a União Europeia", disse Conde. No mesmo sentido, "entendemos que é muito importante fortalecer o Mercosul e os esforços para isso são demonstrados em eventos como este", comentou Bianchi, da Argentina.

Entre as informações relevantes para os exportadores, o vice-presidente de negócios internacionais e atacado do Banco do Brasil, Allan Toledo, revelou que, no primeiro semestre de 2010, os financiamentos para exportações ultrapassaram US$ 15 bilhões. "Isso significa que nenhum exportador deixou de realizar negócios por falta de recursos. O Banco do Brasil possui 30% de market share de mercado nessa área", observou Toledo.

O Encomex Mercosul 2010, iniciado nesta terça-feira, que ocorre em dois dias no Centro de Eventos FIERGS, é um evento liderado pelo MDIC em conjunto com os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Um alerta da FIERGS - Para o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, o Encomex é um fórum para o debate de várias questões relevantes ao Comércio Exterior. Entre elas, a necessidade de aprofundar a avaliação sobre as consequências do programa conhecido como "Duty Free Quota Free", da Organização Mundial do Comércio. "O mecanismo aparentemente serviria de ajuda aos países pobres, mas pode ser utilizado como triangulação na venda de produtos de origens diversas, distorcendo seus objetivos. No Rio Grande do Sul, já foram detectadas importações predatórias de calçados da China, Malásia e Indonésia", alertou Tigre. O Encomex Mercosul 2010 encerra na quarta-feira, dia 1º de setembro.

O evento conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil. Confira a programação no site www.encomex.desenvolvimento.gov.br/mercosul. Acompanhe a transmissão ao vivo pela internet no mesmo endereço.

Publicado Terça-feira, 31 de Agosto de 2010 - 0h00