Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento do Senai-RS premia vencedores

A cerimônia de premiação da Olimpíada do Conhecimento do Senai-RS, etapa estadual, não teve apenas medalhas e troféus. A emoção também esteve presente no evento, realizado na tarde desta quarta-feira (4), na sede da FIERGS. O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, destacou a importância do conhecimento para o mundo de hoje. "Este foi o primeiro desafio. Precisamos estar cada vez melhores e sempre abertos para aprender e reaprender o tempo todo", salientou.

Das 39 ocupações em disputa, cinco medalhas de ouro foram para alunos oriundos do Programa Novos Horizontes, uma parceria do Sesi-RS e Senai-RS, que tem como objetivo promover a inclusão social de jovens oriundos de famílias de baixa renda e vulnerabilidade social. Alunos que iniciaram no programa também obtiveram cinco pratas e duas medalhas de bronze. A competição reuniu 121 alunos do Senai-RS de 51 unidades do Rio Grande do Sul.

Wellington dos Santos Neitzke (Confeitaria), Pablo Pereira Kim (Desenho Mecânico em CAD), Carlos Eduardo Ramos Bastos (Mecânica Diesel), Jean Souza de Lima (Instalações Hidráulicas e a Gás) e Luiz Fernando Castro de Moraes (Lapidação de Gemas) e outros 34 alunos (veja abaixo) participam em março do próximo ano da competição nacional, que será realizada no Rio de Janeiro.

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa de uma ocupação e tem que realizá-la num período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, na região, no Estado e no Brasil. Os melhores do país participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde este ano dois alunos do Senai-RS conquistaram medalha de prata (Joalheria e Aplicação de Revestimento Cerâmico).

Publicado quarta-feira, 4 de Novembro de 2009 - 0h00