Você está aqui

PAS combate inimigos da alimentação

A carne é fraca. Por isso, mantenha os cortes para consumo acondicionados em ambientes refrigerados e não os descongele em temperatura ambiente. Estes são exemplos de velhos hábitos da população, em geral, que tornam o homem uma feira livre para a ação venenosa da clostridium perfringens ou da escherichia coli 0157:H 7 − bactérias que podem causar de dores abdominais a síndrome urêmica hemolítica, ou seja, atacam os rins e causam falência múltipla dos órgãos. O alerta foi acompanhado por ensinamentos ministrados na quarta-feira pelo Dr. Bactéria, em Porto Alegre. O biomédico Roberto Figueiredo palestrou para 215 pessoas na Universidade Sebrae de Negócios, numa ação do lançamento do Programa Alimentos Seguros (PAS) voltado ao consumidor.

No encontro com o consumidor, Dr. Bactéria complementou o comentário sobre a carne, dizendo que 70% das salsichas comercializadas no Estado de São Paulo estão contaminadas com a listéria e sua ingestão por mulheres grávidas pode ser fatal para o feto. Outro dado por ele destacado é que 45% das doenças alimentares causadas por microorganismos acontecem nas residências e somente 5% nos restaurantes.

O PAS Consumidor resulta de uma parceria abrangente, que reúne Sebrae, Senai, Senac, Sesi e Sesc. O CEVS- Centro Estadual de Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde apoiam a iniciativa. Para aprender a ter cuidado com os alimentos, o público pode acompanhar esta semana, no Mercado Público de Porto Alegre, a distribuição de cartilhas e guias sobre o assunto. Um consultor também estará fazendo demonstrações, inclusive com o uso de microscópio, e esclarecendo dúvidas sobre o tema. Na sexta-feira, a ação será desenvolvida no supermercado Nacional do Shopping Iguatemi. As informações completas sobre a manipulação correta dos alimentos também está disponíveis no site http://www.dn.senai.br/pasconsumidor.

Publicado sexta-feira, 30 de Outubro de 2009 - 0h00