FIERGS se reúne com industriais do Vale do Rio Pardo

Em uma reunião de trabalho na sede do Sindicato da Indústria do Fumo no Estado do Rio Grande do Sul (Sinditabaco), nesta segunda-feira (13), com empresas da região de Santa Cruz do Sul, o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, apresentou detalhes da atuação da entidade na busca por soluções aos efeitos da crise global na economia gaúcha e também ouviu sugestões para facilitar o crescimento das empresas locais.

Na cidade, que é o maior centro mundial de beneficiamento de tabaco do mundo e que exporta 85% da produção, Tigre reforçou o discurso de que o Rio Grande do Sul sofre mais que outros Estados com a turbulência global, justamente pelo perfil exportador, com alto índice de empregabilidade. "Por isto, temos ocupado todos os canais de interlocução que nos são oferecidos, com todas as esferas governamentais e também com as próprias empresas, que podem atestar quais são as dificuldades de fato", comentou.

Entre os temas abordados na região também esteve a retenção de créditos do ICMS pelo governo estadual. As empresas fumageiras são as que possuem maior volume financeiro retido e algumas companhias já se preparam para instalar unidades em Santa Catarina para desonerar o custo de produção. "Além deste assunto, ainda temos a questão da oscilação cambial, que nos deixa muito vulnerável. Em 2008, exportamos US$ 2,7 bilhões e neste ano estamos respondendo por cerca de 2% de todas as exportações brasileiras", argumentou o presidente do Sinditabaco, Iro Schunke.

O vice-presidente regional do CIERGS, Flávio Haas, declarou que um dos gargalos da região é o apoio aos pequenos municípios que cercam Santa Cruz do Sul e precisam de apoio para crescer. "Nossa região vive do fumo e não queremos que ele saia daqui, mas precisamos buscar alternativas de desenvolvimento, que já começam a surgir em municípios menores", disse.

O presidente da FIERGS também participou da cerimônia de posse do novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, Sérgio Bremm. Com 91 anos de atuação, a entidade tem mais de 500 associados. "Buscaremos sempre a aproximação com entidades regionais e estaduais para buscar o desenvolvimento", disse Bremm, ressaltando que vai seguir na busca pela inovação.

Durante a solenidade também foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae/RS e a ACI local para a realização de projetos, eventos e ações de capacitação dos empreendedores e micro e pequenas empresas locais, além de um contrato para que o Sebrae instale sua unidade de atendimento no mesmo prédio da ACI.

Publicado segunda-feira, 13 de Julho de 2009 - 0h00