CNI e Câmara Filipina assinam acordo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio e Indústria das Filipinas selaram, no dia 24 de junho, um acordo de cooperação. O presidente da FIERGS e do Conselho Temático de Integração Internacional da CNI, Paulo Tigre, representou o presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, na assinatura do documento com o presidente do Comitê da Indústria e Comércio da Câmara Filipina, Jesus Devarela. O encontro ocorreu no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, durante reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente do país asiático, Gloria Macapagal Arroyo.

O acordo entre as principais representações industriais dos dois países enfoca uma maior aproximação comercial e novas formas de interação econômica, científica e tecnológica. Prevê a organização e participação em conferências, seminários, simpósios e feiras internacionais, além de facilitar o contato entre pequenas e médias indústrias.

A iniciativa do setor industrial do Brasil e das Filipinas vai ao encontro da aproximação realizada entre Lula e Gloria Arroyo, que decidiram promover uma maior interação entre o Mercosul e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A presidente manifestou o desejo de reforçar a cooperação bilateral, em especial nos setores agrícola e de biocombustíveis.

Em declaração conjunta, os dois governantes expressaram apoio ao processo de diálogo entre o Mercosul e a Asean, que começou a tomar forma em novembro, com a primeira reunião de altas autoridades dos dois blocos, realizada em Brasília. O Mercosul reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, enquanto a Asean é integrada por Mianmar, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Filipinas, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

A troca comercial entre os dois blocos totalizou, no ano passado, US$ 12 bilhões, valor que tanto Lula quanto Arroyo disseram ser pequeno para o tamanho dessas economias. Foram ainda assinados convênios bilaterais nas áreas de agricultura e de bioenergia, este último com ênfase na cooperação para o desenvolvimento de etanol elaborado com cana-de-açúcar.

Publicado sexta-feira, 26 de Junho de 2009 - 0h00