Encontro Estadual define posição da FIERGS para o II Enai

Representantes de Sindicatos gaúchos, coordenadores dos Conselhos Temáticos e técnicos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul participaram, nesta terça-feira (dia 2), do Encontro Estadual, realizado no Espaço Riograndense da entidade. Foram debatidos os temas previamente pautados para o II Encontro Nacional da Indústria (Enai), que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília. O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, participou da abertura do evento, destacando tratar-se de uma oportunidade para o setor fabril do Estado mostrar força e alinhar posições e propostas a serem encaminhadas ao II Enai.

A posição da FIERGS a partir das proposições apresentadas, e que farão parte da plenária Agenda do Crescimento no primeiro dia do Enai, foi validada pelas mais de 60 pessoas presentes ao Encontro Estadual. Esta Agenda, exibida na reunião da FIERGS pela Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos (Getec), está dividida em 10 itens: Redução de Gastos Públicos, Tributação, Infra-Estrutura, Financiamento, Relações de Trabalho, Desburocratização, Inovação, Educação, Política Comercial e Acesso a Mercados, além de Meio Ambiente.

No segundo dia em Brasília serão abordados seis temas prioritários: Licenciamento e Compensação Ambiental; Lei Geral e Políticas e Programas de Apoio às MPEs; Reforma Trabalhista; Infra-estrutura; Reforma Tributária e Previdenciária; e Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior.

No Encontro desta terça-feira também foram apresentados, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), os Resultados do Mapeamento de Atuação dos sindicatos industriais, questionários de avaliação, expectativas sobre Agenda do Crescimento − CNI e Resultados do Levantamento sobre Pacotes de Serviços.

Publicado Terça-feira, 2 de Outubro de 2007 - 0h00