FIERGS defende pequenos projetos de energia

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, apresentou nesta terça-feira (17), em Brasília, para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informações sobre o potencial dos pequenos projetos para aumentar a oferta de eletricidade necessária para acompanhar o crescimento da economia gaúcha.

A FIERGS entregou a lista do potencial de geração de energia no Estado. Em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), a capacidade a ser viabilizada, através dos projetos existentes, é de 1.639 megawatz, com investimentos de R$ 6,5 bilhões em oito anos. No longo prazo, o potencial eólico supera os 1.100 megawatz. O documento entregue por Paulo Tigre contempla os seguintes projetos de expansão da geração energética no Estado:

USINAS HIDRELÉTRICAS - RIO GRANDE DO SUL

- 16 Empresas disputando 25 rios em busca de novos aproveitamentos hidrelétricos - 100 MEGAWATZ (MW)

- 2 Empresas e 1 cooperativa identificaram novos aproveitamentos e estão inventariando os rios - 250 MEGAWATZ (MW)

- 4 cooperativas e 6 empresas estão com novos inventários dos rios em análise na ANEE L- 240 MEGAWATZ (MW)

- Há inventários já aprovados e com potenciais a serem explorados - 242 MEGAWATZ (MW)

- 4 novos projetos básicos foram entregues na ANEEL e estão aguardando aprovação - 40 MEGAWATZ (MW)

- 15 novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) estão com seus projetos em análise na ANEEL e aguardando licenciamento ambiental - 225 MEGAWATZ (MW)

- 13 Pequenas Centrais Hidrelétricas estão autorizadas aguardando licenciamento ambiental - 153MEGAWATZ (MW)

- 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas autorizadas e com licenças ambientais aguardando leilão de energia ou então comercialização para consumidores livres - 130 MEGAWATZ (MW)

- Ainda há 3 Pequenas Centrais Hidrelétricas aguardando licenças ambientais para serem iniciadas - 128 MEGAWATZ (MW)

- Total do potencial do Rio Grande do Sul já identificado e a ser construído - 1.639 MEGAWATZ (MW)