Apex busca conhecimento gaúcho para definir política comercial

O desafio de definir uma política de inteligência comercial para as empresas exportadoras do Estado norteou a visita do dirigente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex/Brasil), Alessandro Teixeira, ao presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, na quinta-feira (31). "Queremos contar com o know how da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul para agregarmos conhecimento e transformá-lo em ações que tornem as empresas mais competitivas no mercado externo", explicou Teixeira, que tem como meta definir em 60 dias o plano de reestruturação de atuação da agência.

"A exportação está no DNA do sistema produtivo gaúcho. Portanto, qualquer nova política e qualquer mudança que nós venhamos a ter na Apex, quanto a reestruturação de projetos, precisa passar por uma conversa com o Rio Grande do Sul, que é um Estado que tem uma relação muito forte com a economia internacional", defendeu o presidente da Agência de Promoção das Exportações, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No encontro, Tigre e Teixeira abordaram também a necessidade de transformar informação em oportunidades de negócio. "Estamos buscando entender melhor os mercados internacionais e a sua segmentação, além da forma mais adequada de colocação do produto. Uma visão estratégica adequada é fundamental para trabalharmos com eficiência e ela vai além da simples coleta e sistematização de dados. Portanto, inteligência comercial é fundamental nesse processo", disse o presidente da Apex.

Alessandro Teixeira acredita que devido a economia rio-grandense ser diversificada e voltada às exportações, as volatilidades do comércio internacional e o posicionamento estratégico brasileiro refletem diretamente nela. "Setores como eletroeletrônico, calçado, têxtil, vestuário, transporte, hospitalar e automação, por exemplo, são importantes dentro da questão nacional da Apex. Sendo assim, qualquer política e melhoria que venhamos fazer no processo de encurtar o caminho e o tempo entre o produtor e o consumidor final deve ter o envolvimento e o apoio do Rio Grande do Sul".

A Agência de Promoção das Exportações tem 200 projetos voltados ao comércio exterior, abrangendo 45 setores produtivos. Estão sendo priorizados 33 mercados internacionais, que envolvem os cinco continentes.

Publicado quinta-feira, 31 de Maio de 2007 - 0h00