Você está aqui

País que é o 48º destino das vendas externas do Rio Grande do Sul e o 14º da origem das importações, o Canadá pretende incrementar as relações comerciais com o Estado, bem como manifesta interesse em desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação. A garantia foi dada pela embaixadora Jennifer May, em encontro com o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, nessa sexta-feira (6), na sede da entidade. “A região Sul é muito importante para nós, temos três escritórios comerciais no Brasil, um deles é em Porto Alegre”, destacou a embaixadora, que esteve acompanhada da cônsul-geral do Canadá no Brasil, Heather Cameron.

May e Petry abordaram os problemas causados pelo coronavírus na China, que provocam impacto também na economia, com o mercado começando a ser afetado pela falta de produtos por causa da interrupção em atividades de produção. “Precisamos de outros parceiros importantes, e quando falamos nisso o Brasil sempre aparece”, disse May. No ano passado, as exportações brasileiras para o Canadá cresceram 0,81% na comparação com 2018 e as importações, 0,56%. Em relação ao RS, no mesmo período houve uma queda de 17,79% nas vendas de produtos gaúchos ao país, mas as compras continuaram a crescer: 7,87%.

Após o encontro com Petry, a embaixadora e a cônsul-geral se reuniram com o coordenador do Conselho de Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller; e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Carlos Trein, quando foi discutida a possibilidade de parcerias comerciais e de acordos em ciência e tecnologia.

Embaixadora do Canadá na FIERGS

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 6 de Março de 2020 - 15h15