A Agroindústria como Setor Estratégico para o Desenvolvimento do Estado foi o tema do debate promovido pela FIERGS, por meio do Conselho da Agroindústria (Conagro), no espaço da entidade localizado no Pavilhão Internacional da Expointer. O presidente Gilberto Porcello Petry, o coordenador do Conagro, Alexandre Guerra, e o vice-coordenador, Aristides Vogt, receberam os secretários adjuntos de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, e de Desenvolvimento Econômico, Derly Fialho. Petry destacou que a Expointer, assim como a Expodireto, de Não-Me-Toque, são feiras que ao longo dos anos alcançaram um patamar que consolida a importância do Rio Grande do Sul na agroindústria brasileira. Guerra e Vogt ressaltaram o trabalho desenvolvido pelo Conagro, composto por 26 conselheiros, e as contribuições que leva para o governo do Estado em projetos voltados ao setor.

No debate, realizado no final da tarde de quinta-feira, Camardelli e Fialho responderam a algumas demandas colocadas por Petry, Guerra e Vogt, especialmente relacionadas à irrigação, inovação para o setor agropecuário e formas de agilizar licenciamentos e outorgas. O secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura afirmou que o governo do Estado trabalha para mitigar os efeitos das estiagens no RS. Para Camardelli, é fundamental o Estado ter ações estruturantes de médio e longo prazos, como projetos de irrigação e de reserva de água, que evitem de o governo ter apenas gestões para efeitos extremos e momentos e crise. Ele também citou que qualificar o Conselho Estadual do Meio Ambiente e o licenciamento ambiental, além de agilizar outorgas, permitirá ao empreendedor trabalhar com maior previsibilidade e segurança jurídica por meio de regras claras e objetivas.

Fialho salientou que o governo do Estado tem a reponsabilidade de ouvir o setor industrial, que muitas das sugestões encaminhadas devem ser transformadas em políticas públicas, e que dispõe de instrumentos para dar atenção a isso articulando com o setor primário e a indústria.

Segundo dados do Observatório da Indústria da FIERGS, o agronegócio gaúcho é responsável por R$ 7,3 bilhões em exportações e R$ 2,1 bilhões em importações, predominando as vendas de tabaco, soja e seus derivados, carne e trigo. A China é o principal parceiro comercial, responsável por comprar 23,3% do total exportado. Entre os manufaturados e semimanufaturados, as vendas externas alcançam US$ 1,3 bilhões, especialmente óleo e derivados de soja, partes e acessórios de veículos, máquinas e aparelhos para beneficiamento e produtos de carne.

Na quarta-feira, também na Expointer, o Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS recebeu a secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado, Simone Stülp. Ela participou do painel Agro Data Driven – a importância dos dados para os negócios, ao lado do coordenador do Citec, Daniel M. Ely, de Carlos Eduardo Aranha, ecosystem leader na SLC Agrícola, e de Kelly Dias, analista do Observatório da Indústria da FIERGS.

ESPAÇO FIERGS
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Sesi-RS, o Senai-RS e o IEL-RS estão com um espaço único durante a Expointer. O estante, localizado no Pavilhão Internacional, conta com programação diária de palestras, meetups e divulgação de serviços.

Publicado sexta-feira, 1 de Setembro de 2023 - 16h16