Encontro na FIERGS reúne empresas interessadas em serem fornecedoras da Corsan

Para identificar potenciais fornecedores aos próximos investimentos da Corsan no RS, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou um encontro entre industriais e representantes da empresa, nesta quarta-feira (25). “Sabemos que a universalização dos serviços de água e saneamento básico enfrenta enormes desafios no Rio Grande do Sul e demanda investimentos expressivos em obras”, disse o vice-presidente da FIERGS e coordenador do Conselhos de Infraestrutura (Coinfra) da entidade, Ricardo Portella. O evento foi organizado pelo Coinfra e pelo Conselho Articulação Sindical e Empresarial (Conase).

Portella lembrou que um levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Estado revelou que apenas 33,5% da população gaúcha conta com acesso ao serviço de coleta de esgoto sanitário. O novo Marco Legal do setor, sancionado por meio da Lei 14.026/2020, estabelece metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até o ano de 2033. “Esta nova realidade também trará oportunidades para diversos segmentos, desde prestadores de serviços, passando por construtoras, indústrias fornecedoras de materiais, indústrias químicas, empresas de tecnologia, entre outros, com potencial de movimentar uma longa cadeia produtiva”, reforçou Portella.

Para os próximos dez anos, estão previstos R$ 15 bilhões em investimentos da empresa em solo gaúcho. “A parceria com fornecedores é estratégica para alcançar nosso propósito de trazer inovação e investimentos para o Estado com a velocidade que a universalização do saneamento exige. O cadastro e aprovação nos conecta a quem tem expertise, qualidade técnica e tem condições de apresentar o melhor custo-benefício para nossas entregas”, afirmou a diretora administrativa do Grupo Aegea, que venceu o leilão de privatização da Corsan realizado pelo governo do Estado, Cláudia Piunti. A Aegea tem 13 anos de existência e está presente em 14 estados brasileiros.

Atualmente, a Corsan atende 317 municípios e as demandas se darão em diferentes áreas, explicou o diretor de engenharia da empresa, Breno Coutinho. Serão necessárias, entre outras, obras lineares de água e esgoto, de estações elevatórias e de tratamento de água e esgoto, além da locação ou aquisição de equipamentos pesados de execução de obras, como retroescavadeiras e escavadeiras.

Setenta e cinco empresas fornecedores, a maioria de segmentos relacionados à construção civil, participaram das reuniões bilaterais com os representantes da Aegea durante a tarde. As que forem consideradas aptas neste primeiro momento, se cadastrarão no site para tentar e aprovação pela companhia e poderem apresentar propostas técnicas e comerciais à Corsan em concorrências de materiais e serviços na sua área de interesse.

Segundo a empresa, a previsão é de que cerca de 47,2 mil empregos sejam gerados, anualmente, em todo o Rio Grande do Sul, fruto dos investimentos destinados à universalização dos serviços de saneamento básico nos municípios sob operação da Corsan.

Publicado quarta-feira, 25 de Outubro de 2023 - 17h17