Presidente Petry faz palestra sobre Panorama Econômico Brasileiro

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, foi palestrante no Instituto de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul (Ilergs), no auditório da Grande Loja Maçônica de Porto Alegre, com o tema Panorama Econômico Brasileiro. Petry apelou por um “choque de bom senso e realismo” para tocar a economia e realmente efetivar uma Agenda Estrutural, que inclui a reindustrialização do País. “Não há nação desenvolvida no mundo que não tenha priorizado o setor industrial. Então, precisamos cada vez mais de ‘consensos’ em vez de desastrosas disputas por poder”, afirmou, conclamando por um “Tratado de Paz Política” a fim de que as batalhas internas não atrasem as bases para um verdadeiro processo de desenvolvimento sustentado. “Como empreendedores, nossa trincheira é a paz, e só com paz se consegue fazer crescer a economia para dar suporte à evolução da sociedade. Temos que acreditar que ainda é possível trilhar um caminho harmônico e equilibrado para o bem de todos”, salientou.

Gilberto Petry lembrou que a nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da qual ele é um dos vice-presidentes executivos eleitos, e o vice-presidente da FIERGS, Gilberto Ribeiro, é um dos diretores, assumiu em 31 de outubro com uma Agenda Nacional para trabalhar nos próximos quatro anos. “Vamos influir para que não se perca o rumo da modernização do País, tanto no sistema de tributação, quanto outra ameaça que nos cerca, que seria perder os avanços no âmbito das Relações do Trabalho, adotados ainda no Governo Temer. A agenda empresarial também inclui uma Reforma Administrativa e a Reforma Política”, destacou.

Petry informou, também, que na segunda-feira realizou uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, sobre uma articulação que a FIERGS faz a partir do seu Grupo de Política Industrial, unindo Estado e iniciativa privada por políticas eficazes na economia. Segundo ele, foi levado ao governo, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo, uma série de sugestões visando criar bases favoráveis à expansão dos negócios, mesmo entre acidentes climáticos catastróficos, como duas estiagens seguidas de inundações. A proposta entregue está amparada em seis conceitos: educação, inovação, eficiência do setor público, internacionalização, integração das cadeias produtivas e infraestrutura.

Durante a palestra, realizada na quarta-feira, estiveram ao lado do presidente da FIERGS o grão-mestre da Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Tadeu Gomes Xavier; e o presidente do Ilergs, Ubirajara Terra.

Publicado quinta-feira, 9 de Novembro de 2023 - 15h15