Reajuste do Piso Regional não se justifica, entende FIERGS

O Projeto de Lei 290/2023, que reajusta em 9% as cinco faixas do Piso Regional, aprovado nesta terça-feira pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, se somado ao índice de 10,6% concedido em fevereiro de 2023, significará mais de 20% de aumento no ano. É muito acima do índice inflacionário do período. Neste cenário de retração da economia gaúcha, que no ano passado registrou queda de 5,1% no PIB, não existe argumento que justifique tal aumento, entende a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A entidade reforça: “A posição das Federações Empresariais sempre foi pela extinção do Piso Regional. Entretanto, compreendemos ser momento propício de defender a equiparação entre os aumentos dados pelo governo do Estado nos vencimentos dos funcionários públicos aos índices impostos ao mínimo estadual. Emenda apresentada pelo deputado Gustavo Victorino vai neste caminho e pode representar o início da isonomia e harmonia entre os setores público e privado”, encerra a nota.

Publicado quarta-feira, 15 de Novembro de 2023 - 9h09