Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a continuidade do processo de queda da inflação no Brasil permite ao Banco Central prosseguir com a redução da taxa Selic, conforme anunciado nesta quarta-feira (20), de 0,5 ponto percentual (para 10,75%), na reunião do Comitê de Política Monetária. “A redução dos juros é importante para ajudar na recuperação da atividade industrial. A manutenção desse ritmo dependerá da evolução da economia e do mercado de trabalho, que, apesar de mostrarem recuperação, trazem preocupações com seus reflexos na inflação de serviços”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Segundo o presidente da FIERGS, a intensificação dos cortes acima de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões dependerá da convergência das expectativas de inflação para a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. “Isso, por sua vez, está atrelado ao comprometimento do Governo Federal com a responsabilidade fiscal, bem como à condução da política monetária nos Estados Unidos pelo Banco Central americano”, destaca Gilberto Porcello Petry.

Publicado quarta-feira, 20 de Março de 2024 - 18h18