Presidente da FIERGS e embaixador tratam da criação de Encontro Econômico Brasil-Itália

A possibilidade da criação de um Encontro Econômico Brasil - Itália nos moldes do que já existe entre Brasil e Alemanha, reunindo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Cofindustria (a Confederação da Indústria italiana), foi um dos temas discutidos pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. O encontro ocorreu na terça-feira, na FIERGS, e Petry, que também é vice-presidente executivo da CNI, se colocou à disposição para ajudar na concretização da ideia. O presidente da FIERGS acredita que o Encontro contribuirá para o fortalecimento permanente na relação entre os dois países, especialmente nas áreas industrial, comercial e de investimentos.

Outro assunto tratado no encontro, que contou também com a participação do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, foi sobre a possibilidade da implantação de um voo ligando diretamente Porto Alegre à capital italiana, Roma. Também integraram a comitiva italiana na visita à FIERGS o primeiro-secretário, Andrea Desogus; o adido econômico-financeiro da embaixada, Frabrizio Giaccone; a presidente do Comitês RS, Cristina Mioranza; a conselheira do Conselho Gral dos Italianos no Exterior, Stephania Puton; o empresário italiano Giuseppe Pinelli e a assistente do cônsul-geral, Loy Demari. Pela Federação das Indústrias, participaram ainda o coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex), Aderbal Lima, e o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Luciano D’Ándrea.

A corrente de comércio entre Brasil e Itália alcançou US$ 10 bilhões no ano passado, o que corresponde a uma queda superior a 5% em relação a 2022. Já com o Rio Grande do Sul, a situação foi inversa, com um aumento superior a 10% no mesmo período (o total comercializado foi de US$ 670 milhões). Entre janeiro e março de 2024, porém, Brasil e Itália aumentaram 2,7% na comparação com o mesmo período de 2023. Em compensação, a corrente com o RS desabou 35% no mesmo período.

Publicado Terça-feira, 9 de Abril de 2024 - 16h16