Você está aqui

Senai apresenta resultados de projeto em parceria com sindicato

O projeto Do Lean à Indústria 4.0 teve seus resultados apresentados em novembro e dezembro. Com o objetivo de contribuir para aumentar a produtividade das empresas do setor metalmecânico da Serra gaúcha, o projeto é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e Sebrae-RS, e apoio do Sicredi. 

O Senai, por meio do Instituto de Tecnologia em Mecatrônica, realizou consultorias, visitas técnicas de benchmarking e capacitações dos participantes das empresas do 1º e 2º ciclos, a fim de aplicar os conceitos de Lean, com o objetivo de aprimorar os princípios da técnica, melhorando os parâmetros de produtividade e redução de custos das empresas, além de promover o contato dessas indústrias com as tecnologias habilitadoras para esta nova jornada industrial.  Este ano 26 empresas participaram dos workshops. Para 2023, a meta é atender 48 empresas. 

O líder do projeto no Senai, Bruno Barbieri, explica que entre as metas está “ajudar os administradores a desenvolver um plano para conscientização, liderar e promover a implantação de modelo de gestão para atingir ganhos autossustentáveis de longo prazo”. Ele explica que a ideia é implantar na organização a “consciência Lean”, a fim de obter ganhos de produtividade na fábrica, e suporte em áreas administrativas. “Queremos diminuir prazos de entrega, melhorar flexibilidade dos processos, reduzir estoques e desperdícios, além de melhorar a qualidade e a segurança no trabalho”, destaca Barbieri.

Publicado sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022 - 17h17