Você está aqui

África do Sul busca aproximação com indústrias no Estado

Estimular a aproximação e a troca de conhecimento entre a África do Sul e o Rio Grande do Sul. Esse foi um dos objetivos da vinda da comitiva sul-africana, liderada pelo embaixador Mphakama Mbete, à sede da FIERGS, para uma reunião com o presidente da entidade, Heitor José Müller, nesta quarta- feira. "As duas nações têm muito a aprender uma com a outra. A América do Sul e a África abrigam os países que prometem ser o futuro da economia mundial", opinou Müller.

A exemplo do Brasil, a África do Sul é um mercado em franca expansão, com uma população de 50 milhões de habitantes, composta por um elevado número de jovens. "Nosso país também é estratégico para o acesso a todo o continente africano, que reúne 1 bilhão de pessoas", relatou Mbete. Ele destacou que muitas empresas brasileiras, atentas a essa oportunidade, já se instalaram ou mantém negócios por lá. No entanto, ainda há muito espaço para crescer. Uma das novas áreas de interesse é a de construção de navios. "Esse é o primeiro encontro, queremos desenvolver um projeto concreto com o Rio Grande do Sul", informou o embaixador, lembrando que as companhias de pequeno porte também estão no foco.

A África do Sul é o 23º destino das exportações do Estado. Em 2011, foram comercializados para o país US$ 221,9 milhões, especialmente em veículos automotores, cereais, carnes, máquinas e equipamentos agrícolas. Já o Rio Grande do Sul importou US$ 13,6 milhões, entre produtos químicos orgânicos, ferro e aço, máquinas e equipamentos e borracha.

Publicado quarta-feira, 5 de Setembro de 2012 - 0h00