Você está aqui

42º Worldskills tem alunos de 53 países

Atenção e tensão definem o sentimento dos participantes da 42ª edição da WorldSkills Competition, que conta com 37 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já formada pelo País para o torneio desde 1983, o início da participação brasileira. A competição, que acontece em Leipzig (Alemanha), termina neste sábado (6), tem jovens com até 21 anos de 53 nações enfrentarão provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas da profissão dentro de padrões internacionais de qualidade.

A comitiva gaúcha é formada por cinco alunos que participarão em quatro modalidades: Design Gráfico (Ricardo Calvi), Impressão Off set (Lucas Cardoso), Mecatrônica (Henrique Baron e Maurício Toigo) e Instalação Hidráulica e a Gás (Pablo Fachin).

Realizado a cada dois anos, é o maior torneio de educação profissional do mundo. Os alunos do Senai e do Senac, escolhidos a partir da Olimpíada do Conhecimento, representam o Brasil nesta competição mundial. Na edição de 2011, realizada em Londres, na Inglaterra, o País conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de nações como Japão, Suíça e Cingapura.

Em 2015, o Brasil será sede da competição, que ocorrerá em São Paulo. A cidade, que recebe cerca de 11 milhões de turistas por ano, tem infraestrutura adequada para sediar a competição mundial, na avaliação do presidente do Worldskills Internacional, Simon Bartley. As competições serão realizadas no Pavilhão do Anhembi, que possui 76 mil metros quadrados e capacidade para 11 mil pessoas.

A capital paulista possui uma grande rede hoteleira, com mais de 420 mil quartos, 12 mil restaurantes, três aeroportos, 55 estações de metrô, 90 museus e 39 centros culturais.

Veja mais

FIERGS 12/01/2017 às 15h22
O ano de 2016 fechou com as exportações em queda no Rio Grande do Sul. Ao somarem um total de US$ 16,6 bilhões no acumulado dos 12 meses, caíram 5,4% em...
Saiba mais
FIERGS 12/01/2017 às 9h35
Uma comitiva chinesa esteve na FIERGS, nesta quarta-feira (11), recebida pelo coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (...
Saiba mais
FIERGS 11/01/2017 às 17h27
Os estudantes Nicolas Ledebuhr e Renata Santos, da Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas, ganharam hoje a medalha de bronze no I-FEST² (International...
Saiba mais