Com o objetivo de apresentar ferramentas que permitam o aumento da competitividade brasileira no mercado internacional, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou, nesta quarta-feira (30), o Seminário Instrumentos para Alavancar a Competitividade no Comércio Exterior. Apesar de ser o nono maior PIB mundial, o Brasil fica atrás quando se trata da participação no ranking dos principais países importadores e exportadores, com apenas 1% no volume total comercializado por todas as nações do mundo. Na abertura do evento, o diretor da FIERGS e vice-coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da entidade, André Meyer, destacou que o acesso a financiamentos e as garantias ocupam lugar de destaque como alguns dos principais elementos para impulsionar as vendas externas, permitindo maior competitividade das empresas no mercado internacional. “A fragmentação da gestão e a rigidez de alguns dos instrumentos existentes dificultam o acesso ao crédito e aos seguros pelas empresas. Portanto, aprimorar instrumentos de financiamento e facilitar o acesso a garantias para as exportações são pautas de defesa constantes na agenda do setor empresarial gaúcho”, disse Meyer.

O seminário teve a participação, entre outros, do gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Átila Rene Saccol da Silva; e da gerente de divisão do mesmo banco, Alessandra Aranda. Alessandra apresentou o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) da instituição que, segundo ela, com taxas de juros vantajosas para as empresas permite antecipar recursos, vendendo a prazo e recebendo à vista. Os participantes também conheceram o trabalho desenvolvido pela FIERGS para apoiar e facilitar o acesso das empresas ao comércio exterior, por meio da Inteligência Comercial e do Certificado de Origem Digital.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 30 de Agosto de 2017 - 12h12