Você está aqui

Alunos do Senai se preparam para a Olimpíada do Conhecimento

De 7 a 11 de maio inicia a primeira etapa da 7ª Olimpíada do Conhecimento 2012, fase estadual, em diversas unidades do Senai. O torneio vai escolher, entre 151 alunos do Rio Grande do Sul, os melhores em 39 ocupações que irão participar da competição nacional que acontecerá em novembro, em São Paulo. As provas serão realizadas em Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves e Guaporé. De 21 a 25 de maio, as cidades sedes serão Porto Alegre, Montenegro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Gravataí, Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. E de 28 de maio a 1º de junho, as últimas provas ocorrerão em São Leopoldo. Este ano, a competição também marca os 70 anos do Senai.

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa de uma ocupação e tem que fazê-la num período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. Ela acontece em diversas etapas: dentro da escola, na região, no Estado e no Brasil. Os melhores do País participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde no ano passado, a dupla de Mecatrônica (Caxias do Sul) recebeu medalha de ouro.

"A competição também é uma oportunidade para os alunos trocarem ideias e ganharem experiência, não só na profissão que está se formando, mas também na vida, já que eles passam por uma forte pressão e precisam mostrar toda sua habilidade", lembra o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa. "A missão do Senai também é esta. Além de formar profissionais, formamos cidadãos", destaca.

Nas seis competições nacionais já realizadas, o Estado obteve 25 medalhas de ouro, 20, de prata e 27, de bronze. Os melhores do Brasil disputam o maior torneio internacional de profissões, o Worldskills, que será realizado em 2013, na Alemanha.

Veja mais

FIERGS 27/03/2017 às 17h02
A Agenda da Indústria Gaúcha, um documento de 26 páginas com a Pauta Mínima e Projetos Prioritários, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio...
Saiba mais
FIERGS 24/03/2017 às 16h07
A FIERGS, por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito, é parceira do Sebrae-RS na realização do evento Sessão de Crédito e Negócios.
Saiba mais
FIERGS 24/03/2017 às 16h04
A Controladoria-Geral da União e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul realizam o Seminário sobre Integridade Corporativa, na próxima sexta-...
Saiba mais