Você está aqui

Atividade da indústria gaúcha encerra março negativa

Após recuperar um pouco de fôlego nos dois primeiros meses do ano, a indústria gaúcha perdeu o ritmo e voltou cair em março. O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) recuou 3,4% em relação a fevereiro, na série ajustada sazonalmente. Um dos fatores que influenciou o resultado foi o menor número de dias trabalhados devido ao feriado de carnaval. "Há inúmeras questões que continuam pesando sobre o setor produtivo, como desaceleração da demanda interna, dificuldade em competir com os importados, acúmulo de estoques, aumento dos juros e retirada de incentivos fiscais", avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, destacando que o ano atípico, com a Copa do Mundo e o risco de racionamento de energia, torna o panorama ainda mais incerto.

Com exceção da massa salarial, que cresceu 0,3%, todos indicadores desaceleraram na passagem de fevereiro para março: faturamento (-7,5%), compras industriais (-6,7%), utilização da capacidade instalada (-2,4%) e as horas trabalhadas na produção (-1,4%). Ao comparar março com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS também apresentou queda (-1,7%).

Esses resultados colocaram o desempenho da indústria gaúcha a uma taxa negativa de 0,4% no primeiro trimestre de 2014. O movimento de contração foi liderado pelos setores de Metalurgia (-16,4%), Veículos Automotores (-3,1%) e Móveis (-2,5%). Químicos e Refino de Petróleo (0,1%) e Couros e Calçados (0,1%) apresentaram estagnação. Os crescimentos mais importantes vieram de Alimentos (6,4%), Borracha e Plásticos (4,8%) e Tabaco (4,5%).

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais