Você está aqui

Atividade da indústria gaúcha recua 1,8%

A atividade da indústria gaúcha caiu 1,8% em maio, em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Este resultado suprimiu parte dos 3,9% de crescimento registrado em abril, quando atingiu o patamar mais elevado após a crise econômica mundial de 2008. Apesar da alta volatilidade dos últimos meses, os dados do Índice de Desempenho Industrial (IDI/RS), realizado pela FIERGS, continuam mostrando que o setor fabril manteve sua tendência de recuperação moderada, somando uma alta de 1,3% de março a maio, ante o trimestre imediatamente anterior.

Parte do saldo negativo de maio é reflexo da elevada base de comparação com abril, que teve um atípico maior número de dias úteis. Nessa análise, todos os indicadores tiveram retração: compras industriais de matérias-primas (-7,9%), Utilização da Capacidade Instalada (-2,1%), faturamento (-1,8%), massa salarial (-1,7%), emprego (-0,3%) e horas trabalhadas na produção (-0,3%).

Já quando maio é comparado com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS apresenta um crescimento de 3,9%. Neste caso, o faturamento e as compras de matérias-primas são os destaques, ambos com aumento de 8,4%. Do ponto de vista setorial, os maiores impactos positivos para a formação do resultado geral da atividade industrial vieram dos seguintes segmentos: Máquinas e equipamentos (11,7%), Veículos automotores (11,3%) e Alimentos (8,4%). Por outro lado, as quedas acentuadas foram verificadas em Couro e Calçados (-7,7%), Têxteis (-7,1%) e Químicos e Derivados de Petróleo (-4,1%). No acumulado do ano, a atividade acelerou 4,1%, em relação aos primeiros cinco meses de 2012.

Publicado quinta-feira, 4 de Julho de 2013 - 0h00