Você está aqui

Atividade industrial gaúcha cresce 4,1% em abril

A atividade industrial gaúcha voltou a se recuperar em abril, depois de uma queda de 1,2% na passagem de fevereiro para março: subiu 4,1%, na comparação com o mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Parte desta forte retomada se explica pelo fato pouco comum de abril ter contado com 22 dias úteis, dois a mais do que março. "Apesar disso, há evidências de que o desempenho da indústria gaúcha continua em um ritmo moderado de crescimento", ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, ao comentar, nesta quarta-feira (5), o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS), realizado pela entidade.

Müller destaca alguns pontos que sinalizam evolução nos resultados do setor industrial no Estado: o primeiro deles é que abril registrou a oitava expansão em dez meses e o IDI-RS atingiu o maior nível do pós-crise 2008 na série dessazonalizada. Além disso, o seu avanço foi amparado pelo aumento de todos os indicadores; o emprego e a Utilização da Capacidade Instalada − que atingiu 84,3% em abril, o maior nível no período pós-crise de 2008 − cresceram pelo quarto mês seguido; e as horas trabalhadas na produção registraram a terceira ascensão consecutiva. "Esta evolução, contudo, não esconde um diagnóstico ainda desfavorável para a indústria. Vale lembrar que parte da expansão em 2013 é recuperação da recessão registrada no ano passado", disse o presidente da FIERGS.

Entre os componentes do IDI-RS que apresentaram elevação no mês, os destaques foram as compras de matérias primas (15,6%) e o faturamento (5,9%).

Resultados do ano - No acumulado de 2013, o resultado obtido entre janeiro e abril foi o melhor dos últimos três anos, com crescimento de 4,3%. A atividade se expandiu em 13 dos 17 setores considerados, especialmente em Veículos Automotores (9,9%), Máquinas e Equipamentos (9,2%) e Produtos de Metal (4,6%). Tiveram queda apenas os segmentos Têxteis (-5,1%), Impressão e Reprodução de Gravações (-5,1%) e Couros e Calçados (-0,6%).

Veja mais

FIERGS 30/06/2016 às 11h52
A partir do primeiro trimestre de 2017, Porto Alegre será rota de emissão de vistos para os Estados Unidos. Nesse período, será reaberto o consulado do...
Saiba mais
FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais