Atividade industrial no RS tem maior crescimento em dez anos

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado nesta terça-feira (1º/2) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), encerra 2010 com o maior crescimento nos últimos dez anos. Entre janeiro e dezembro, a atividade do setor no Estado obteve um incremento de 8,7%, a segunda maior da história, só perdendo para 2000, quando o aumento foi de 10,2%. Apesar da recuperação, o desempenho ainda é insuficiente para anular a queda recorde de 12,1%, observada em 2009. "As expansões do crédito, do emprego e da renda do brasileiro, aliadas aos estímulos tributários ao consumo até março do ano passado, fizeram com que o mercado interno contribuísse decisivamente para o resultado positivo", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

A recuperação dos investimentos, com impulso ao setor metal-mecânico; o ajuste dos estoques das empresas, completado no final de 2009; a fraca base de comparação e o carregamento estatístico do ano anterior foram outras razões que colaboraram para o aumento do IDI-RS em 2010. Além disso, a recuperação parcial das exportações industriais, que subiram, na mesma base de comparação, em relação ao dólar, também ajudou, ressaltou o presidente da FIERGS.

As seis variáveis que compõem o IDI-RS cresceram em 2010. As que mais contribuíram para esta ascensão foram Compras (18,7%), Massa Salarial (8,8%) e Faturamento (8,7%). Com a atividade industrial em alta, o emprego subiu 4,3%, representando mais 28 mil vagas na indústria do Rio Grande do Sul no último ano. Dos 17 setores da economia pesquisados, 14 tiveram expansão, com destaque para Montagem de Veículos (23,1%), Máquinas e Equipamentos (19,6%), Metalurgia Básica (19,4%) e Móveis e Diversos (14,9%). Em contrapartida, tiveram queda Fumo (-12,2%), Edição, Impressão e Reprodução de Gravações (-3,3%) e Alimentos e Bebidas (-2,2%).

MÊS ANTERIOR − Em comparação a novembro de 2010, o IDI-RS em dezembro caiu 1,2%, sem considerar os efeitos sazonais. Esse resultado deveu-se, em boa medida, ao efeito acomodação da forte expansão do mês anterior.

A pesquisa do Índice de Desempenho Industrial é realizada pela FIERGS mensalmente, baseada nos indicadores Faturamento, Horas Trabalhadas na Produção, Emprego, Massa Salarial, Compras e Utilização da Capacidade Instalada.

Publicado Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011 - 0h00