Atletas trabalhadores buscam qualidade de vida

Os mais de 300 atletas trabalhadores que participaram no último sábado do 2º Meeting de Atletismo e Natação do Sesi, realizado no Centro Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, tem um ponto em comum: a busca pela qualidade de vida. E o esporte entrou em suas vidas com este objetivo. Alguns praticam atividades físicas há anos, outros iniciaram há pouco, mas todos encontraram uma motivação a mais. Gilmar da Silva, da Randon de Caxias do Sul, tem 46 anos e trabalha há 20 anos na empresa. O mesmo tempo que participa dos Jogos do Sesi, onde corre 5 e 3 mil metros . "Comecei a correr para perder peso", conta ele que foi medalhista em sua primeira participação, em 1992, e no ano passado, já com 45 anos. O soldador/montador da Randon ainda venceu dois sulbrasileiros e também ficou com um vice nacional. "O esporte nos traz saúde, disciplina e oportunidade de conhecer outros lugares e mais pessoas", diz.

O vencedor das provas de 5 mil e 3 mil metros, Rodinei Medeiros, esteve na competição pela primeira vez. Designer gráfico da Geguton, de Cachoeira do Sul, Rodinei tem 30 anos e muito tempo de asfalto. Costuma correr Meia-maratona, como a de Buenos Aires no final de agosto, quando conquistou o terceiro lugar. Ele conta que tem todo o apoio da empresa e que os valores que vê no esporte são comuns no trabalho e na família. "Este apoio e incentivo que recebemos são as provas de que é possível investir em qualidade de vida", opina.

O investimento também foi feito pela Injetados Maguibeth, de Novo Hamburgo, que montou uma academia na empresa. O sócio e administrador Guilherme Schwab explica que ao participar do programa Indústria Saudável foi constatado que os funcionários estavam acima do peso. "Resolvemos dar uma força pela saúde do pessoal", conta Guilherme que nadou 50 metros livre e 50 metros costas pela primeira vez na competição. "Acho que o mais importante é buscar ter uma vida saudável", comentou. Praticante de esportes, Schwab já lutou jiu-jitsu, joga futebol e tênis, corre e nada. "Quero chegar aos 60 anos como estou agora, apenas com mais cabelos brancos", argumenta.

Os vencedores:

Atletismo Feminino − 1º lugar − Voges, de Caxias do Sul, 2º lugar − Marcopolo, de Caxias do Sul e 3º lugar Fras-le, de Caxias do Sul.

Atletismo Masculino − 1º lugar Randon, de Caxias do Sul, 2º lugar Marcopolo, de Caxias do Sul e 3º lugar − Codeca, de Caxias do Sul

Atletismo Geral − 1º lugar - Marcopolo, 2º lugar − Voges e 3º lugar − Randon.

Natação Feminino − 1º lugar - Fras-Le, de Caxias do Sul, 2º lugar − Randon, de Caxias do Sul e 3º lugar − Correios de Porto Alegre

Natação Masculino − 1º lugar − Randon, de Caxias do Sul, 2º lugar Brunning Tecnometal, de Panambi, e 3º lugar − CEEE de Porto Alegre

Natação Geral - 1º lugar − Randon, 2º lugar Fras-le e 3º lugar Brasken, de Triunfo.

Publicado segunda-feira, 16 de Setembro de 2013 - 0h00