Aula magna da Faculdade Senai de Tecnologia apresenta os desafios de empreender

O consultor Cláudio Forner afirmou na aula magna da Faculdade Senai de Tecnologia, realizada na última segunda-feira (2), que o Brasil tem um grande campo para o desenvolvimento profissional. "Neste País as coisas acontecem, mas não funcionam", disse ele, lembrando a Copa das Confederações, por exemplo. A aula marcou o início do semestre letivo e foi promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o tema o Comportamento Empreendedor. Conforme ele, o "funcionamento" tem inúmeras oportunidades.

Com mais de 20 anos no treinamentos para desenvolvimento do comportamento empreendedor através do programa das Nações Unidas, Empretec, executado no Brasil pelo Sebrae, Forner destacou os desafios para quem quer empreender. "Devemos ter uma década como cenário e passar pelos desafios que se apresentam: trabalhar com gente, padronizar o que está sendo entregue e ter ideias", ressaltou. Ele comentou ainda que essas ideias devem ser simples e raras para dar certo. "Neste sentido, ela deve ter densidade e percepção do meio ambiente", explicou.

O consultor salientou que o valor agregado ao seu trabalho/projeto/ideia não tem a ver com importância, mas com raridade. "Um parafuso é muito importante, e seu valor é pequeno", destacou. Também falou que para ser empreendedor não é necessário ter capital ou um negócio. "Você pode ser como funcionário da empresa em que trabalha. O empreendedorismo pode estar no processo e em como você lida com seu trabalho", exemplificou. "Cuidado com a zona de conforto. Enfrente os desafios. Se você perder alguma batalha, faça os ajustes e volte para o jogo", aconselhou.

Ao abrir o evento, o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, salientou que temos que estar abertos ao conhecimento sempre. "Em cinco anos, as tecnologias mudam e precisamos sempre estar nos renovando e aprendendo", concluiu. "Temos que ser eternos estudantes".

Publicado Terça-feira, 3 de Setembro de 2013 - 0h00