Há 15 anos um grupo de empresas, sindicatos, entidades e clubes de serviços se uniram e criaram o primeiro Banco de Alimentos do Brasil. A comemoração ocorreu no 1º Jantar Beneficente “Uma Noite que Vale Muito”, realizado nesta terça-feira, reunindo 530 pessoas nos salões da Associação Leopoldina Juvenil. A celebração contou com show dos músicos tradicionalistas Shana Müller, Erlon Péricles, Cristiano Quevedo e Renato Borghetti; leilão de uma tela do pintor argentino José Gauna Acuña; além do anúncio de novas parcerias para o projeto. A arrecadação será revertida para o desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e nutricional, além da aquisição de cestas básicas.

O Banco de Alimentos faz parte do Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania (Cores) da FIERGS e em 15 anos de atuação já arrecadou mais de 30 mil toneladas de alimentos para entidades cadastradas. Mensalmente são distribuídas 250 toneladas, atendendo 22 mil famílias. “A partir desta inédita metodologia social, alicerçada em gestão empresarial, conseguimos estabelecer uma união de esforços, onde todos se deram as mãos para combater o maior flagelo da humanidade, que é a fome, em nosso Estado”, afirmou o coordenador do Cores, Jorge Luiz Buneder.

O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdí- cios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.

Legenda da foto: Coordenador do Cores, Jorge Luiz Buneder, destacou que a união torna o projeto possível

FOTO: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 10 de Novembro de 2015 - 22h22