Você está aqui

Bancos Sociais da FIERGS serão implantados nas 27 federações industriais do Brasil

A experiência bem-sucedida de dez anos da FIERGS com a implementação do Projeto Bancos Sociais no Rio Grande do Sul ganhou destaque nacional. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer levar essa iniciativa gaúcha para todos os Estados brasileiros.

O trabalho desenvolvido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, vinculada ao Conselho de Cidadania da FIERGS, reúne todo o excedente da indústria, organiza o material e o distribui para as entidades que atendem pessoas de baixa renda, como em asilos, creches e associações comunitárias. De acordo com o coordenador do Conselho de Cidadania, Jorge Buneder, "é uma ação moderna e inovadora de atuação empresarial na área do terceiro setor".

O diretor superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, apresentou para todas as federações industriais do Brasil, por meio de teleconferência, a metodologia do projeto, que tem como foco a inserção das entidades de classe, empresas, empresários, sindicatos e sociedade civil na área de responsabilidade social para combater a fome, a violência e a miséria.

No Rio Grande do Sul, estão em funcionamento 14 Bancos Sociais (ver lista abaixo) e que são presididos por empresários do setor correspondente, buscando identificar a demanda da população carente com o setor empresarial.

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais

Banco de Vestuário

Banco de Computadores

Banco de Refeições Coletivas

Banco de Resíduos

Banco de Voluntários

Banco de Tecido Humano

Banco de Órgãos e Transplantes

Banco de Mobiliários

Banco de Projetos Comunitários

Banco de Materiais de Construção

Banco de Alimentos

Banco de Dados

Banco de Medicamentos

Banco de Livros

Veja mais

FIERGS 19/01/2017 às 11h17
Uma pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) junto ao Instituto Methodus, divulgada nesta quinta-feira (19),...
Saiba mais
FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais