Você está aqui

Dar os primeiros passos na prospecção de um parceiro no Rio Grande do Sul para a fabricação de tratores está entre os objetivos da vinda do embaixador da Belarus, Aleksandr Tserkovsky, ao Estado. Em visita à FIERGS, ele informou que a empresa de seu país, a MTZ, é responsável por 1,2% do market share mundial desses equipamentos e é a maior fábrica de tratores do leste europeu. 
 
O vice-presidente da FIERGS Cezar Müller destacou o know-how do Rio Grande do Sul nesse segmento – o Estado é o maior fabricante de máquinas e implementos agrícolas do Brasil, com 65% da produção. Ele também apresentou alguns aspectos da economia gaúcha. “O Estado tem uma das indústrias mais diversificadas do País, com uma participação importante em manufaturados, além de carregar em sua essência a capacidade de exportar. Precisamos aumentar o nosso share, apostando em novos mercados como a Bielorus”, comentou. 
 
A Belarus é uma das portas de entrada da União Econômica Eurasiática, um mercado comum com mais de 170 milhões de consumidores. Hoje, a importação do RS é quase 100% concentrada em adubos e fertilizantes (99,34%), outros 0,38% são máquinas e equipamentos e instrumentos médicos. Já as exportações gaúchas para a nação europeia se dividem em 54,5% para tabaco, carnes (35%) e plásticos (4,3%).
 
 
Publicado Terça-feira, 29 de Novembro de 2016 - 16h16