Você está aqui

"Brasil precisa reduzir dependência do poder público ao inovar", afirma Glauco Arbix

O Brasil ainda registra uma dependência excessiva do setor público no que se refere à inovação. A conclusão é do sociólogo Glauco Arbix, coordenador do Mobit − "Estratégias de Inovação em Sete Países", pesquisa que analisou as políticas para inovação realizada nos Estados Unidos, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia e Japão.

 

Arbix apresentou alguns resultados do trabalho na segunda-feira (17), durante o I Congresso Internacional da Inovação. Realizado pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o evento reúne especialistas nacionais e internacionais em inovação, e lideranças empresariais e governamentais.

 

"Em todos os países pesquisados as empresas privadas investem substancialmente mais do que o setor público. No Brasil, ocorre o contrário", diz Arbix. Segundo o sociólogo, que é coordenador-geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, o Brasil ainda carece de indicadores que permitam medir o índice de inovação. Mesmo no setor privado, ainda há a idéia de que a inovação destina-se às empresas de alto capital e tecnologia de ponta. "As próprias empresas tem dificuldade de perceber quando estão inovando", afirma Arbix.

 

Em meio a um cenário de instabilidade mundial, Arbix destaca que, nos momentos de turbulência, as empresas que inovam são as que primeiro se recuperam: "Temos que ficar atentos, pois, apesar do Brasil estar mais bem preparado para enfrentar uma crise, ainda vamos sofrer com ela".

 

Após a apresentação de Arbix, um debate sobre estratégias de inovação reuniu o Gerente de Tecnologia e Inovação da ABDI, Evandro Mirra; o economista britânico Michael Hobday; o consultor internacional de Inovação, Jay Paap; e Dilson Antônio Bisognin, diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria; além do próprio Arbix. Foram discutidos temas como a preparação das universidades para atuarem de forma integrada com as empresas e a dependência do setor privado ao poder público.

 

O Congresso Internacional de Inovação conta com o apoio da Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Publicado segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 0h00