AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Brasileiros conhecem em Hannover vantagens de se utilizar a tecnologia 4.0 na indústria

Feira

Os benefícios proporcionados pela aplicação da tecnologia 4.0 na indústria estão bem destacados na Feira de Hannover, na Alemanha, onde representantes de 44 empresas, 24 delas gaúchas, participam até sexta-feira (27) de uma missão empresarial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). São 27 pavilhões espalhados por 500 mil metros quadrados de área em exposição, onde é possível acompanhar de perto algumas das principais novidades em robôs, softwares para diferentes aplicações e veículos elétricos autônomos, entre outros lançamentos. “Os industriais estão em Hannover para ver o que o mundo oferece nesta área, uma vez que tudo inicia por aqui. A feira cada vez se renova mais”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que lidera o grupo de empresários à cidade alemã.

O engenheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Felipe  Marcolin, também acompanha a delegação, e explica o que representa a indústria 4.0. “É a evolução, a integração dos sistemas, a solução por meio de equipamentos, de máquinas conversando entre si, gerando informações que são jogadas na nuvem, para depois, por meio dessas informações, serem buscadas as soluções mais cabíveis para nossos negócios”, explica. “Ou, com a evolução desse sistema, a própria máquina sabe dizer o que deve ser feito para que ela mesma solucione seus próprios problemas”. Um dos ganhos, segundo Marcolin, é o aumento da produtividade e da competitividade, juntamente com a rapidez quanto a soluções de problemas.

A tecnologia 4.0 pode trazer vantagens a todos os setores industriais, segundo o engenheiro, mas o mais beneficiado é o de produção em massa, que tem grande volume. Pode ser aplicada em qualquer tipo de processo, de customização ou produção em série. Mas em Hannover está sendo fortemente mostrado o volume de produção, ou seja, produção em massa e seriada de grandes produtos.

A missão da FIERGS, organizada por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), tem parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rede CIN e Apex Brasil, e colaboração do Senai-RS e  do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). O objetivo é dar a oportunidade para empresas nacionais prospectarem novas tecnologias e parceiros internacionais, além de promover a absorção de experiências inovadoras nos seus respectivos segmentos de atuação.

Crédito foto: Enir Grigol