Você está aqui

Cônsul do Japão na região Sul busca informações sobre economia gaúcha

Conhecer um pouco mais sobre a economia do Rio Grande do Sul e trocar informações a respeito das relações comerciais do Japão com o Estado foram os objetivos do encontro, na FIERGS, entre o presidente da entidade, Heitor José Müller, e o cônsul-geral do país asiático na Região Sul, Yoshio Uchiyama, nesta sexta-

feira. O Mercosul e a situação dos setores de alimentos, automotivo, moveleiro e calçadista no Estado estiveram na pauta. "A indústria automobilística vive um bom momento no País. No Rio Grande do Sul, temos montadoras de automóveis, ônibus e caminhões, além de um segmento de implementos agrícolas aquecido", destacou Müller, informando que a produção de grãos cresceu 24% nos últimos anos, mesmo sem aumento na área plantada. Já Uchiyama, que esteve acompanhado do cônsul em Porto Alegre, Takeschi Goto, lembrou a abertura do mercado japonês para a carne suína de Santa Catarina, que teve oito frigoríficos liberados para exportações este mês.

Os principais produtos exportados pelo RS para os japoneses são a carne de frango (45,7%), madeira (33,7%), resinas plásticas (7,9%) e suco de uva (3,23%). Entre as importações do Estado estão máquinas − incluindo compressores a vapor e ar, tornos, turbinas e centros de usinagem (50,6%), circuitos inteligentes digitais (11,7%), borracha (8%) e instrumentos e aparelhos de óptica (6%). O Japão é, atualmente, o 17º destino das vendas externas estaduais.

Publicado sexta-feira, 21 de Junho de 2013 - 0h00