Aproximação e troca de experiências, além de debates sobre oportunidades nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, competitividade, exportação e gestão de empresas foi o resultado do Seminário da Pequena e Média Indústria: Como voltar a crescer em 2017, realizado nesta quinta-feira (25), na FIERGS. “Mais do que nunca, os empreendedores precisam estar unidos e fortes, com o olhar voltado para a frente. Afinal, somos teimosos e estamos acostumados a superar dificuldades”, disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na abertura do evento, que apresentou casos de sucesso como os das indústrias Fruki e Piccadilly.

Segundo o presidente da Fruki, Nelson Eggers, além da missão de oferecer o melhor produto ao cliente, com compromisso de excelência e sustentabilidade, e valorizar o relacionamento de confiança, é fundamental para quem deseja crescer saber também reconhecer o trabalho de seus funcionários. “Os profissionais são a parte mais importante dentro de uma empresa, e precisam ser comprometidos e motivados”, destacou ele, lembrando que a Fruki oferece 80 bolsas de estudo em cursos superiores para funcionários.

De acordo com Eggers, um dos fatores que ajudaram a impulsionar a marca de bebidas de Lajeado, que surgiu em 1924, e atualmente conta com 30 mil clientes cadastrados e capacidade de produzir 420 milhões de litros de bebida anualmente, foi a participação no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), a partir do ano de 2002.

O diretor industrial da Piccadilly, Marlon Almiro Grings, contou a história da empresa fundada em 1955, na cidade de Igrejinha, e que tem na governança corporativa um dos pontos fortes de sua gestão. É composta pelos Conselhos de Família, de Sócios e de Administração, e segue rígidos códigos de conduta. Conta também com um grupo de mediação de arbitragem para interferir em eventuais conflitos. Este ano, pela primeira vez na sua história, a Piccadilly integrou à sua diretoria um profissional não pertencente às famílias fundadoras. O grupo exporta 30% da sua produção de calçados para 90 países em cinco continentes.

Além da Fruki e Piccadilly, foram também apresentados os cases das empresas Taura Brasil e JGB Equipamentos de Segurança. Os participantes puderam acompanhar ainda palestras sobre tendências e ferramentas digitais, caminhos para se atingir uma gestão eficiente e a importância e os benefícios da governança corporativa, entre outros temas.

CARTILHA
Durante o seminário, o coordenador do Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) da FIERGS, Marlos Davi Schmidt, lançou a Cartilha de Governança Corporativa para PMEs. Nela, o empresário poderá encontrar sugestões para a adoção de boas práticas de governança que garantirão a sustentabilidade do negócio. Gratuita e eletrônica, estará disponível no site da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (www.fiergs.org.br) nos próximos dias.

Foto:  Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 25 de Maio de 2017 - 19h19