AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | TEL.: 51-3347.8787

Canadá realiza Fórum de Investimentos na FIERGS

Relações Internacionais

Dentro da programação Canadá nos Pampas 2010, desenvolvida pelo governo do país da América do Norte especificamente para o Estado, o Fórum de Investimento e Negócios Canadá − Rio Grande do Sul, realizado na FIERGS nesta sexta-feira, reuniu empresários e representantes dos governos dos dois países.

O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, aproveitou o encontro para agradecer o apoio do embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt, que nos últimos três anos foi um dos responsáveis por uma grande aproximação comercial com o Estado. Müller se comprometeu a ampliar ainda mais as relações de negócios com a nação de quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. "Nós fomos desafiados a realizar uma missão comercial ao Canadá no primeiro semestre do próximo ano. Não tenho dúvidas de que esta viagem de negócios será realizada. E com êxito", enfatizou.

O Canadá é o 11º maior investidor estrangeiro no Brasil, com US$ 11,44 bilhões. No sentido inverso, o Brasil é o sexto principal, com US$ 14,85 bilhões. Baseado nestes detalhes, Hunt defendeu uma aproximação comercial ainda maior dos dois países. O sistema bancário canadense, considerado o mais seguro do mundo, o mercado de R$ 452 milhões de consumidores da Nafta e os juros de 0,75% ao ano são exemplos de um ambiente convidativo a investimentos estrangeiros. "Queremos saber quais são os interesses e as dúvidas das empresas do Rio Grande do Sul para se aproximarem, investirem no Canadá e se desenvolverem em parceria conosco", comentou Hunt.