Canadenses vêm ao RS em busca de negócios

Uma missão governamental e empresarial da província canadense de Manitoba, que através de um acordo, tornou-se irmã do Rio Grande do Sul, está em busca de negócios. Dentro da programação, o grupo participou de uma reunião de trabalho na FIERGS, nesta sexta-feira (dia 5). A abertura do evento contou com as presenças do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, e do embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt. Ambos destacaram as oportunidades comerciais que podem aproximar o Estado e o Canadá.

"O setor industrial do Rio Grande do Sul é sólido e está sintonizado com as tendências mundiais em tecnologia e inovação, assim como Manitoba. Por isso, podemos avançar bastante neste relacionamento", disse o embaixador Hunt. O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, também ressaltou a importância de uma aproximação entre gaúchos e canadenses. "Estamos rumando para a economia planetária, na qual a integração das nações e o equilíbrio mundial serão fatores indissociáveis. Este intercâmbio forma uma plataforma para novas oportunidades", comentou na abertura do evento.

Cinco empresas canadenses e seis brasileiras estiveram no encontro, com interesse principal no fortalecimento de parcerias comerciais relacionadas ao agronegócio, uma característica comum aos dois Estados. "A economia do Rio Grande do Sul e de Manitoba é muito parecida. Temos o que aprender mais aqui e a oferecer a vocês", disse o ministro da Competitividade, Capacitação e Negócios do governo de Manitoba, Andrew Swan.

A Província de Manitoba é uma das mais desenvolvidas do Canadá. As principais fontes de renda são as indústrias de manufatura, agropecuária, mineração e turismo. Winnipeg é a capital e o maior pólo comercial, industrial, financeiro. A província é uma das líderes nacionais da indústria agrária do seu país que em 2007, importou US$ 2,3 bilhões do Brasil e vendeu US$ 1,7 bilhão.

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...