Diante de mais uma votação do Piso Salarial Regional do Rio Grande do Sul – que já está em patamar muito superior ao Salário Mínimo Nacional – a FIERGS sente-se no dever de alertar os parlamentares sobre o grave impacto desse reajuste na economia gaúcha atualmente em crise.

A  proposta do Governo do Estado – de 6,48 % – significa uma elevação real de 19,2%, considerando que a inflação medida pelo INPC acumulada entre fevereiro de 2016 e janeiro deste ano foi de 5,44%. E ainda há uma emenda sugerindo 8% de majoração,  ou seja, de 40,6% acima da inflação.

Além do mal em si que representa o Piso – lembrando que apenas cinco Estados no Brasil mantêm  essa prática – cumpre advertir que aumentos reais nesse período crítico agravam a situação das empresas que, sem outra solução, são obrigadas a demitir e fechar vagas.

Então, cumpre optar: gerar empregos no Rio Grande do Sul, respeitando o Salário Mínimo Nacional, ou os parlamentares irão aconselhar os ex-trabalhadores a se mudarem para os outros Estados que não têm o Piso Regional lá buscando  novos empregos?

Votar com responsabilidade e visão social.

Esta é a posição da FIERGS.

Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Publicado segunda-feira, 24 de Abril de 2017 - 15h15