Carta da Indústria aponta reforma do ICMS, burocracia e educação

Os empresários reunidos no 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), promovido pela CNI, em Brasília, elencaram uma agenda de defesa de interesses com sete itens. Entre os pontos da Carta da Indústria 2012, divulgada no encerramento do evento, estão a reforma do ICMS, o ataque à burocracia e a má qualidade da educação.

Nesta quarta e quinta-feira, os participantes cumpriram uma extensa programação de debates sobre os principais desafios do setor. "Um encontro como esse permite que pequenas, médias e grandes empresas se atualizem sobre os problemas, as propostas e o que pode ser melhorado para a defesa da indústria", afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

O primeiro item do documento final é o enfrentamento da reforma do ICMS e do PIS-Cofins. "Os impasses, problemas e incertezas tributárias exigem prioridade à questão", diz. Avançar nas concessões e nos marcos regulatórios para atrair investimentos privados para a infraestrutura é o segundo ponto da agenda.

A redução da insegurança jurídica e a diminuição dos encargos trabalhistas figuram na terceira posição da agenda da indústria. Em quarto lugar, foi colocada a necessidade de fortalecimento das agendas da produtividade e da inovação. "Aperfeiçoar o marco regulatório de meio ambiente de forma a propiciar condições adequadas aos investimentos", segundo a Carta da Indústria 2012, é o quinto item defendido pelo setor.

Um ataque frontal ao nível excessivo de burocracia do País é o penúltimo item das prioridades listadas pelos empresários que participaram do Enai. Preocupação principal com a qualidade da educação básica, da educação profissional e de cursos de engenharia é o item que finaliza o documento definido pelos empresários da indústria.

A Carta da Indústria 2012 também salientou as principais mensagens discutidas durante o 7º Enai. Entre elas, a mensagem de que a indústria é fundamental, porque o mundo redescobre os impactos do setor na produtividade, na inovação e nas exportações. A carta ressaltou também que 2012 foi um ano marcado por iniciativas para o aumento da competitividade, a exemplo da desoneração da folha de pagamentos, e que a agenda de competitividade é a principal bandeira do setor industrial.

Também entre as mensagens dos empresários, está que a indústria mundial passará por importantes transformações que derivam da digitalização da manufatura, da massificação das impressoras em três dimensões e de mudanças nos processos de produção.

Leia a íntegra da carta no site www.portaldaindustria.com.br.

Publicado quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012 - 0h00